Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Descoberta relação direta entre o diabetes tipo 2 e a saúde bucal de crianças

    Crianças obesas com diabetes tipo 2 têm maiores probabilidades de sofrer de problemas de saúde bucal do que aquelas com um peso normal ou obesas sem diabetes. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica Plos One e demonstra, pela primeira vez, uma relação direta entre a diabetes tipo 2 e a saúde bucal das crianças.

    Para chegar a esta conclusão, o estudo avaliou 19 crianças com um peso normal, 14 crianças obesas e 16 crianças obesas com diabetes tipo 2, todas com idades entre os 10 e os 19 anos. Além das participação na pesquisa sobre a sua saúde bucal, todos os participantes foram submetidos a um check-up dentário e a uma análise da presença de marcadores inflamatórios na saliva.

    Os resultados, agora publicados, mostram que as taxas de dentes em falta, com cáries ou tratados eram muito semelhantes entre os grupos analisados, contudo, a severidade da inflamação da gengiva era mais elevada no grupo de crianças com diabetes tipo 2. Além disso, o estudo demonstrou que nos grupos de crianças com peso normal e de crianças obesas sem diabetes existiam crianças com uma saúde gengival excelente ou boa, contudo, no grupo de crianças com diabetes, nenhuma apresentava uma saúde gengival excelente. Importante ainda dizer que, de acordo com o estudo, as crianças com diabetes foram também aquelas em que se registou menor probabilidade de terem ido ao dentista nos últimos seis meses.

    Conclusão

    “A mais importante descoberta deste estudo é que, como nos adultos, as crianças com diabetes tipo 2 aparentam ser mais vulneráveis à inflamação periodontal do que as crianças com um peso normal ou as crianças obesas. Isto justifica a necessidade de prestar atenção adicional à higiene oral das crianças com diabetes tipo 2”, refere Frank A. Scannapieco, um dos autores do estudo.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental