Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Doença do refluxo e o desgaste dos dentes

Surgem novas e fortes evidências da ligação entre a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e o desgaste dos dentes. A matéria foi publicada recentemente no Journal of Dentistry.

A pesquisa dos dados abrangeu várias fontes como: Medline (via Pubmed), Embase, Scopus, Cochrane Register of Systematic Reviews, PROSPERO e banco de dados Epistemonikos.org.

Pesquisa adicional de resumos de conferências e reuniões, bem como pesquisa manual das listas de referências dos estudos recuperados, também foram utilizados.

A busca revisou 116 revisões sistemáticas, das quais 10 foram consideradas elegíveis e oito estudos primários adicionais.

Doença do refluxo e o desgaste dos dentes

A DRGE constitui um fator de risco para desgaste dos dentes e existe uma associação direta entre as duas condições.

Na presente visão geral, apesar da heterogeneidade entre os estudos e do baixo nível de evidência, foi claramente apoiado que os indivíduos com DRGE têm uma probabilidade aumentada de também apresentar sinais de desgaste dentário.

Em grupos especiais da população, uma alta associação foi encontrada entre o refluxo e o desgaste dentário.

A localização geográfica pode afetar a associação entre DRGE e desgaste dentário, enquanto em relação ao efeito da taxa de fluxo, capacidade de tampão da saliva e alterações microbianas orais causadas pela DRGE, os resultados foram controversos.

Prevenção é fundamental

Cuidados odontológicos preventivos apropriados devem ser considerados para indivíduos com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e uma abordagem médica e odontológica multidisciplinar para o tratamento de indivíduos com desgaste dental é recomendada.
Os resultados deste estudo podem ser utilizados por dentistas que lidam com sinais e sintomas típicos e atípicos de refluxo no ambiente bucal, mas também por médicos e gastroenterologistas que precisam motivar seus pacientes para uma visita ao seu dentista e exame bucal.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Prevalence and association of gastroesophageal reflux disease and dental erosion: An overview of reviews, Gastroesophageal reflux disease associated with erosive tooth wear
Imagem: ReasearchGate – uploaded by Carolina Ganss

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...