Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Os sinais da doença celíaca na boca

Doença celíaca é uma condição que afeta o sistema digestivo e o sistema imunológico. É causada por uma intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio.

As pessoas com doença celíaca devem evitar o glúten em sua dieta, caso contrário, podem apresentar vários sintomas e complicações.

Sinais da doença celíaca na boca

Um dos efeitos da doença celíaca é na boca. A doença celíaca pode causar problemas com os dentes, gengivas, língua e lábios. Alguns dos problemas de saúde bucal que a doença celíaca pode causar são:

  • Hipoplasia do esmalte: é uma condição que aparece no esmalte do dente antes da erupção dos dentes e se deve a certos fatores imunológicos e nutricionais, como falta de cálcio, ácido fólico e vitaminas do complexo B. Nesses casos, o esmalte do dente é defeituoso e apresenta rugosidade ou sulcos, manchas marrons, amareladas ou esbranquiçadas. Normalmente, esses sinais aparecem nos incisivos superiores e nos primeiros molares superiores.
  • Desenvolvimento dentário atrasado: atraso na erupção dos dentes em meninas e meninos. Pode afetar tanto os dentes de leite quanto os dentes permanentes. O atraso no desenvolvimento dentário pode afetar a aparência e a função dos dentes.
  • Cáries: as cáries podem causar dor, infecção e perda do dente. Pessoas com doença celíaca podem ter mais cáries do que o normal devido a defeitos no esmalte, boca seca ou má nutrição.
  • Feridas na boca: ocorre quando úlceras ou bolhas se formam na parte interna da boca ou nos lábios. Elas podem ser dolorosas, dificultando a alimentação e/ou a fala. As feridas na boca são mais frequentes e graves em pessoas com doença celíaca, especialmente se não seguem uma dieta sem glúten.
  • Boca seca: as pessoas com doença celíaca sofrem de boca seca (xerostomia), pois essa doença faz com que o corpo produza menos saliva. A boca seca pode causar mau hálito, cárie dentária, doença gengival e dificuldade para engolir. A boca seca pode ser causada pela doença celíaca devido à produção reduzida de saliva ou deficiências de vitaminas.
  • Língua ardente: é quando a língua fica inflamada, seca, dolorida ou formigando. Também pode afetar as papilas gustativas e tornar a comida com sabor diferente. A queimação na língua pode ser causada pela doença celíaca devido aos baixos níveis de vitamina B-12, ácido fólico ou ferro.
  • Aparecimento frequente de aftas: a má absorção de nutrientes como ferro sérico, ácido fólico e vitaminas B5 e B12 causa feridas de tamanhos diferentes, geralmente muito dolorosas, na língua, no palato mole e na mucosa da bochecha.

Como os celíacos devem cuidar da saúde bucal

Os pacientes celíacos devem seguir uma dieta adequada. Além de evitar alimentos com glúten, deve-se reduzir o consumo de produtos ácidos ou açucarados, por favorecerem a erosão dentária e o aparecimento de cáries.

Geralmente, os celíacos podem comer produtos frescos sem problemas (carne, peixe, legumes e frutas).

É importante que os celíacos mantenham uma rotina rígida de higiene bucal, escovando os dentes com creme dental com flúor por ao menos dois minutos após cada refeição.

Da mesma forma, é importante cuidar da higiene interdental, usando fio dental ou escova interdental para acessar áreas onde a escova não chega. Se o dentista julgar conveniente, ele prescreverá poderá prescrever enxaguante bucal adequado para cada paciente, mas em nenhum caso substituirá a escovação.

Importante salientar que as visitas ao dentista devem ser regulares porque, como podemos ver, a doença celíaca e a saúde bucal estão intimamente relacionadas.

Nesse sentido, o dentista é fundamental por dois motivos: porque consegue detectar os sinais dessa doença quando ela ainda não foi diagnosticada e encaminhar o paciente ao especialista para confirmação; e, uma vez diagnosticada a doença celíaca, o dentista poderá tratar precocemente qualquer condição relacionada à doença e, assim, melhorar a qualidade de vida do paciente.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Los efectos de la celiaquía en la boca, claves para una detección precoz, Atypical Symptoms of Celiac Disease, Effects of Celiac Disease on Your Teeth and Gums

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.