Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Os sinais da doença celíaca na boca

Doença celíaca é uma condição que afeta o sistema digestivo e o sistema imunológico. É causada por uma intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio.

As pessoas com doença celíaca devem evitar o glúten em sua dieta, caso contrário, podem apresentar vários sintomas e complicações.

Sinais da doença celíaca na boca

Um dos efeitos da doença celíaca é na boca. A doença celíaca pode causar problemas com os dentes, gengivas, língua e lábios. Alguns dos problemas de saúde bucal que a doença celíaca pode causar são:

  • Hipoplasia do esmalte: é uma condição que aparece no esmalte do dente antes da erupção dos dentes e se deve a certos fatores imunológicos e nutricionais, como falta de cálcio, ácido fólico e vitaminas do complexo B. Nesses casos, o esmalte do dente é defeituoso e apresenta rugosidade ou sulcos, manchas marrons, amareladas ou esbranquiçadas. Normalmente, esses sinais aparecem nos incisivos superiores e nos primeiros molares superiores.
  • Desenvolvimento dentário atrasado: atraso na erupção dos dentes em meninas e meninos. Pode afetar tanto os dentes de leite quanto os dentes permanentes. O atraso no desenvolvimento dentário pode afetar a aparência e a função dos dentes.
  • Cáries: as cáries podem causar dor, infecção e perda do dente. Pessoas com doença celíaca podem ter mais cáries do que o normal devido a defeitos no esmalte, boca seca ou má nutrição.
  • Feridas na boca: ocorre quando úlceras ou bolhas se formam na parte interna da boca ou nos lábios. Elas podem ser dolorosas, dificultando a alimentação e/ou a fala. As feridas na boca são mais frequentes e graves em pessoas com doença celíaca, especialmente se não seguem uma dieta sem glúten.
  • Boca seca: as pessoas com doença celíaca sofrem de boca seca (xerostomia), pois essa doença faz com que o corpo produza menos saliva. A boca seca pode causar mau hálito, cárie dentária, doença gengival e dificuldade para engolir. A boca seca pode ser causada pela doença celíaca devido à produção reduzida de saliva ou deficiências de vitaminas.
  • Língua ardente: é quando a língua fica inflamada, seca, dolorida ou formigando. Também pode afetar as papilas gustativas e tornar a comida com sabor diferente. A queimação na língua pode ser causada pela doença celíaca devido aos baixos níveis de vitamina B-12, ácido fólico ou ferro.
  • Aparecimento frequente de aftas: a má absorção de nutrientes como ferro sérico, ácido fólico e vitaminas B5 e B12 causa feridas de tamanhos diferentes, geralmente muito dolorosas, na língua, no palato mole e na mucosa da bochecha.

Como os celíacos devem cuidar da saúde bucal

Os pacientes celíacos devem seguir uma dieta adequada. Além de evitar alimentos com glúten, deve-se reduzir o consumo de produtos ácidos ou açucarados, por favorecerem a erosão dentária e o aparecimento de cáries.

Geralmente, os celíacos podem comer produtos frescos sem problemas (carne, peixe, legumes e frutas).

É importante que os celíacos mantenham uma rotina rígida de higiene bucal, escovando os dentes com creme dental com flúor por ao menos dois minutos após cada refeição.

Da mesma forma, é importante cuidar da higiene interdental, usando fio dental ou escova interdental para acessar áreas onde a escova não chega. Se o dentista julgar conveniente, ele prescreverá poderá prescrever enxaguante bucal adequado para cada paciente, mas em nenhum caso substituirá a escovação.

Importante salientar que as visitas ao dentista devem ser regulares porque, como podemos ver, a doença celíaca e a saúde bucal estão intimamente relacionadas.

Nesse sentido, o dentista é fundamental por dois motivos: porque consegue detectar os sinais dessa doença quando ela ainda não foi diagnosticada e encaminhar o paciente ao especialista para confirmação; e, uma vez diagnosticada a doença celíaca, o dentista poderá tratar precocemente qualquer condição relacionada à doença e, assim, melhorar a qualidade de vida do paciente.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Los efectos de la celiaquía en la boca, claves para una detección precoz, Atypical Symptoms of Celiac Disease, Effects of Celiac Disease on Your Teeth and Gums

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

Câncer bucal: o dentista pode ser o primeiro a detectar

Quando vamos ao dentista, geralmente buscamos resolver um problema dental que esteja nos incomodando, obter uma limpeza dental ou melhorar a estética dos...

Você sabe o que é política de atendimento?

O sucesso de um consultório odontológico passa por muitas etapas relevantes. Uma das mais importantes é a construção de uma política de atendimento...

Infecções Bucais: Causas, Sintomas e Tratamentos

Infecções na boca podem ser bem incômodas e causar preocupação, tornando tarefas do dia a dia, como comer ou escovar os dentes, mais...

Você sabe o que é teleodontologia?

Já pensou na oportunidade de estar mais próximo do seu paciente? A teleodontologia é uma inovação que cai nas graças dos profissionais, proporcionando...

Novo Medicamento pode Regenerar Dentes Perdidos

Os cientistas vêm obtendo progresso no desenvolvimento de um novo medicamento que pode ajudar a regenerar os dentes. Sim, regenerar os dentes. O...