Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

O que é Slow Dentistry?

Slow Dentistry é um movimento que busca uma forma de praticar a odontologia de forma mais centrada no paciente e orientada para a alta qualidade no atendimento odontológico. Baseia-se na ideia de que a odontologia não deve ser feita com pressa ou pressão, mas sim com cuidado e atenção aos detalhes.

Slow Dentistry é uma forma de praticar a odontologia com foco no paciente, tornando seu cuidado uma prioridade, colocando atenção especial em sua segurança, conforto, expectativas e bem-estar durante todo o tratamento odontológico.

O Slow Dentistry visa melhorar a comunicação e a confiança entre dentistas e pacientes, bem como a segurança e o conforto dos procedimentos. Também incentiva os dentistas a acompanhar as pesquisas e tecnologias mais recentes e a usar práticas baseadas em evidências científicas.

OSlow Dentistry conta com um site próprio para divulgação das ideias do movimento.

O que de fato é o Slow Dentistry

O conceito cunhado como Slow Dentistry defende que menos é mais, uma vez que o conceito slow refere-se a oferecer um excelente trabalho a um pequeno número de pacientes. Desta forma, o dentista ou profissional de odontologia pode dedicar tempo, atenção, experiência e paciência ao realizar o tratamento do seu paciente.

Acima de tudo, conforme definido no site do movimento, o objetivo é, entre outros, melhorar a experiência do paciente, alocando tempo para conhecer suas expectativas e medos, bem como se eles já tiveram boas ou más experiências antes.

Em suma, o Slow dentistry busca uma relação de excelência profissional, mas também mais humana do dentista com seu paciente.

As bases do movimento Slow Dentistry

O protocolo inclui quatro pilares fundamentais: desinfecção de salas, consentimento informado, anestesia adequada e adoção da barragem de borracha.

Esses pilares vão mudando a maneira como os dentistas trabalham e como os pacientes reagem ao atendimento recebido.

Cuidados com a desinfecção

A desinfecção das salas das clínicas odontológicas é essencial para garantir um atendimento seguro e de alta qualidade em qualquer clínica. Cada sala de tratamento é completamente desinfetada entre as consultas para evitar a contaminação cruzada e proporcionar confiança e segurança ao paciente.

Consentimento informado

A comunicação aberta e clara é fundamental para o Slow Dentistry, que envolve explicar cuidadosamente os riscos, benefícios e custos dos planos de tratamento. Os pacientes devem aceitar o protocolo explicado e também ter acesso total às informações de seus casos clínicos.

Anestesia adequada

A anestesia na odontologia é uma parte fundamental de muitos tratamentos. Na visão do Slow Dentistry, a anestesia adequada é aplicada para garantir um tratamento sem dor e respeitando os diferentes limiares de dor de cada paciente.

Barragem de borracha

A barragem de borracha é um elemento essencial na odontologia segura, usada para isolar completamente os dentes durante os tratamentos. Para o Slow Dentistry, a barragem de borracha é essencial para evitar a contaminação cruzada e garantir a segurança do paciente.

Benefícios do Slow Dentistry

  • Redução do estresse e ansiedade para pacientes e dentistas;
  • Maior satisfação e fidelização de pacientes e dentistas;
  • Melhor saúde bucal e bem-estar geral para os pacientes;
  • Menor risco de complicações e erros para dentistas;
  • Maior qualidade de trabalho e reputação para os dentistas.

Princípios fundamentais do Slow Dentistry

  • Reservar tempo suficiente para ouvir as necessidades e expectativas do paciente e explicar o plano de tratamento e as opções;
  • Permitir que o paciente faça perguntas e expresse preocupações e dê consentimento informado;
  • Esperar a anestesia fazer efeito total antes de iniciar o procedimento;
  • Usar medidas adequadas de controle de infecção e protocolos de esterilização;
  • Seguir as orientações e normas da profissão e dos órgãos reguladores.

O que o dentista deve levar em conta

  • É importante planejar os horários corretamente para ser pontual com seu paciente;
  • Para os profissionais que praticam o Slow Dentistry, é importante realizar os tratamentos planejados sem pressa. Isso evita falhas e cumpre com a meta de oferecer odontologia de alta qualidade;
  • O Slow Dentistry requer um investimento em tecnologia e conhecimento para oferecer as mais recentes técnicas atualizadas aos pacientes.

Resumindo

Adotar os princípios do Slow Dentistry não é ser lento ou ineficiente, mas atuar de forma minuciosa e respeitosa.

Não é uma tendência ou um modismo, mas uma filosofia e uma mentalidade.

Não é um luxo ou um privilégio, mas um direito e uma responsabilidade.

Não é apenas para alguns pacientes ou alguns dentistas, mas para todos que valorizam a qualidade sobre a quantidade no atendimento odontológico.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Slow Dentistry, Odontología slow: una forma de cuidar la sonrisa con calma y atención, Miguel Stanley (Slow Dentistry)

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...