Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Doença gengival agrava as complicações da Covid-19

    Os pacientes com COVID-19 têm pelo menos três vezes mais probabilidade de apresentar complicações se também tiverem doença gengival, de acordo com pesquisa publicada no Journal of Clinical Periodontology, publicação oficial da European Federation of Periodontology (EFP​)​.

    O estudo de mais de 500 pacientes com COVID-19 observou que aqueles com doença gengival tinham 3,5 vezes mai​or ​possibilidade de ​necessitarem de terapia intensiva, 4,5 vezes mais probabilidade de precisar de um ventilador e quase nove vezes mais probabilidade de morrer em comparação com aqueles sem gengivite.

    Marcadores sanguíneos para inflamação
    Os marcadores sanguíneos que indicam inflamação no corpo foram significativamente maiores em pacientes com COVID-19 que tinham doença gengival em comparação com aqueles que não tinham, sugerindo que a inflamação pode explicar as taxas elevadas de complicações.

    “Os resultados do estudo sugerem que a inflamação na cavidade oral pode abrir a porta para o coronavírus se tornar mais violento”, disse o professor Lior Shapira, presidente eleito da EFP.

    “A higiene bucal deve fazer parte das recomendações de saúde para reduzir o risco de resultados graves d​a COVID-19”.

    Periodontite e inflamação pelo corpo
    A periodontite, uma forma grave de doença gengival, afeta até metade de todos os adultos em todo o mundo.

    ​P​eriodontite ​causa inflamação das gengivas e, se não tratada, pode se alastrar por todo o corpo. ​Conheça aqui a ligação entre a halitose e a periodontite​.

    A COVID-19 está associad​a​ a uma resposta inflamatória que pode ser fatal.
    Este estudo investigou a relação entre periodontite e complicações da COVID-19.

    Este foi um estudo caso-controle de âmbito nacional conduzido no Catar, que possui prontuários eletrônicos contendo dados médicos e odontológicos.

    O estudo em questão incluiu 568 pacientes com diagnóstico de COVID-19 entre fevereiro e julho de 2020.

    Destes, 40 tiveram complicações (admissão na unidade de terapia intensiva [UTI], necessidade de ventilação ou óbito) e 528 não.

    Foram coletadas informações sobre doenças gengivais e outros fatores que podem estar associados às complicações da COVID-19, incluindo índice de massa corporal (IMC), tabagismo, asma, doenças cardíacas, diabetes e pressão alta.

    Os dados também foram obtidos sobre os níveis sanguíneos de produtos químicos relacionados à inflamação no corpo.

    Dados obtidos do estudo
    Dos 568 pacientes com COVID-19 no estudo, 258 (45%) tinham doença gengival.

    Após ajustar para idade, sexo, IMC, tabagismo e outras condições, as razões para​ chances de​ complicações ​da ​COVID-19 em pacientes com doença gengival, em comparação com aqueles sem doença gengival, foram 3,67 (intervalo de confiança de 95% [IC] 1,46–9,27) para todas as complicações d​a ​COVID-19, 3,54 (IC 95% 1,39–9,05) para admissão na UTI, 4,57 (IC 95% 1,19–17,4) para necessidade de ventilação e 8,81 (IC 95% 1,00–77,7) para óbito.

    Opinião dos autores do estudo
    Os autores declararam: “Se uma ligação causal for estabelecida entre a periodontite e o aumento das taxas de resultados adversos em pacientes com COVID-19, o estabelecimento e manutenção da saúde periodontal pode se tornar uma parte importante do cuidado desses pacientes.”

    O professor Mariano Sanz, da Universidade Complutense de Madri, Espanha, um dos autores do estudo, observou que as bactérias orais em pacientes com periodontite podem ser inaladas e infectar os pulmões, especialmente aqueles que usam um ventilador. Ele disse: “Isso pode contribuir para a deterioração dos pacientes com COVID-19 e aumentar o risco de morte.
    A equipe do hospital deve identificar os pacientes com COVID-19 com periodontite e usar anti-sépticos orais para reduzir a transmissão de bactérias.”

    Saúde bucal e doenças respiratórias
    O professor Shapira afirmou que a associação entre periodontite e doenças pulmonares, incluindo asma, pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), está bem estabelecida.
    Ele disse: “este estudo adiciona mais evidências às ligações entre saúde bucal e doenças respiratórias.
    A periodontite é uma doença comum, mas pode ser prevenida e tratada. ”

    O professor Nicola West, secretário-geral da EFP, acrescentou: “este estudo destaca outra associação entre doenças gengivais e nossa saúde sistêmica e reitera a necessidade de atendimento odontológico contínuo e vitalício para pessoas suscetíveis a doenças gengivais e uma forte abordagem preventiva à periodontite para populações ​em sua totalidade.”

    O que você pode fazer para prevenir doenças nas gengivas

    • Escove os dentes com cuidado, mais de uma vez por dia, usando uma escova de dentes manual ou elétrica​;
    • Limpe entre os dentes diariamente usando uma escova interdental (ou fio dental se as lacunas forem muito apertadas)​;​
    • Enxagua​ntes​ bucais ou cremes dentais específicos podem ser usados ​​além da limpeza para reduzir a inflamação​;​
    • Não fume, mantenha um peso saudável, faça uma alimentação equilibrada, faça exercício, reduza o ​e​stress​e​.
    • Se você tem diabetes, controle o ​nível de glicose no sangue.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fonte​s​: Journal of Clinical Periodontologyfrontiers plattform

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Um sorriso para a vida toda

      Imagine que sua próxima visita ao dentista pode ser mais importante do que simplesmente evitar cáries ou melhorar o sorriso. De acordo com...

      Xilitol: o adoçante popular e seus efeitos na saúde cardiovascular

      Estudo recente evidenciou riscos potenciais do uso de xilitol, um substituto do açúcar comum, nos alimentos dietéticos e em muitos preparos de cuidados...

      São Paulo proíbe amálgama: novo marco na odontologia

      A odontologia sempre foi uma área em constante evolução, buscando o que há de mais seguro e eficaz para o tratamento dos pacientes....

      Perda de dentes e risco cardíaco: a surpreendente conexão

      Uma nova revisão sistemática sugere uma forte relação entre a saúde bucal e a saúde cardiovascular. O estudo, publicado recentemente no Journal of...

      O Perigo oculto do creme dental com carvão

      Usar creme dental com carvão para clarear os dentes pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Embora essa apresentação de creme dental tenha...

      Álcool e saúde bucal: a combinação perigosa que você não sabia

      A exposição persistente ao álcool pode induzir gengivite necrosante, periodontite e estomatite, sugere estudo publicado no periódico científico Cureus em junho de 2024....