Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Dor de dente pode provocar dor de cabeça?

    Especialistas acreditam que dores de dente e dores de cabeça podem estar conectadas.

    Devido à estimulação de um nervo comum, a dor de dente pode causar dores de cabeça.

    Ambos os sinais podem resultar da tensão muscular provocada pelo ranger dos dentes (bruxismo).

    O que pode causar dor de dente

    Como o nome sugere, uma dor de dente ocorre dentro ou perto de um dente. A irritação da gengiva já provoca pequenas dores de dente. Problemas dentários e orais causam dores de dente mais graves.

    Nesses casos, você deve visitar seu dentista o mais rápido possível.

    Algumas das razões comuns para aquelas dores de dente insuportáveis ​​são:

    • Cárie dentária;

    • Dente infectado;

    • Quebra de dente;

    • Uma restauração danificada;

    • Ações repetitivas como ranger os dentes, mascar chiclete ou apertar os dentes;

    • Gengivas infectadas;

    • Erupção (dentes rompendo a gengiva);

    • Extração dental recente.

    Problemas dentários e dores de cabeça – as conexões

    A cárie dentária ou a periodontite avançada também podem causar dores de cabeça, semelhantes às enxaquecas. Em termos simples, significa que você começa a sentir dor em uma parte diferente do corpo que não seja a parte dolorida. É devido às inúmeras conexões nervosas que conectam os dentes e outras estruturas faciais ao cérebro.

    Muitos pacientes procuram atendimento odontológico de emergência para enxaquecas quando têm um problema dentário. Um exemplo é o bruxismo, que causa dor referida na cabeça. O bruxismo noturno é um distúrbio do sono em que as pessoas rangem e apertam os dentes. A dor de cabeça causada pelo bruxismo é descrita como uma dor incômoda envolvendo a cabeça ou ocorrendo atrás dos olhos. Portanto, é sempre recomendável cuidar da saúde bucal e visitar o dentista para exames de rotina.

    Em casos raros, um problema dentário não tratado pode progredir para uma infecção com risco de vida conhecida como trombose do seio cavernoso. Causa fortes dores de cabeça, geralmente atrás dos olhos ou na testa. Outros sintomas de trombose do seio cavernoso incluem inchaço das pálpebras, protrusão do globo ocular, febre alta e fraqueza dos movimentos oculares.

    Segundo especialistas, a forma como as dores de dente causam enxaquecas está intimamente relacionada ao nervo trigêmeo. O nervo traz sensações ao seu rosto, incluindo o lábio inferior e superior, gengivas e dentes. Dado que os especialistas médicos acreditam que o nervo trigêmeo é vital na patogênese da enxaqueca. Uma infecção dentária subjacente pode afetar o ramo do nervo trigêmeo e, como resultado, causar enxaqueca.

    Condições que causam dores de dente e de cabeça simultaneamente

    Algumas condições podem causar dor de cabeça e dor de dente, mas não estão relacionadas a um distúrbio dentário ou dor de cabeça.

    Alguns exemplos são:

    Distúrbio da ATM

    Um distúrbio da articulação temporomandibular, que se refere a um problema com a articulação da mandíbula na frente da orelha e os músculos ao seu redor, é uma condição que os dentistas veem com frequência porque causa dor de dente. Distúrbios da ATM também podem resultar em dores de cabeça, sendo normalmente descritas como uma dor forte que começa perto da orelha e se desloca para a mandíbula, pescoço ou têmpora. Os movimentos da mandíbula, como abrir e fechar a boca ou mastigar, causam essas dores de cabeça.

    Infecção do Sinus

    Uma infecção sinusal pode causar dor em um ou mais dentes, principalmente nos dentes superiores abaixo do seio maxilar (atrás das maçãs do rosto). Uma dor de cabeça sinusal é outro sintoma comum de infecção sinusal que piora quando você se inclina para a frente.

    Neuralgia trigeminal

    A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio de dor causado pela compressão ou dano ao nervo trigêmeo. Esse distúrbio causa dor facial fortíssima, em pontada ou em choque, que quase sempre afeta apenas um lado da face.

    A dor pode ser sentida ao longo da mandíbula superior ou inferior. Antes de ir ao médico, as pessoas devem consultar seu dentista para uma avaliação, especialmente se tiverem um dente com abscesso. Não é incomum alguém ter um ou mais problemas de canais radiculares antes de ser diagnosticado com neuralgia do trigêmeo.

    Opções de tratamento

    • Para aqueles portadores de disfunção temporomandibular e dor orofacial o primeiro passo é consultar um dentista para tratar da causa subjacente de sua dor de dente.

    • Em vez de partir para a automedicação, é sempre aconselhável iniciar o tratamento adequado.

    • Se você tiver dor de dente, deve seguir o tratamento prescrito pelo seu dentista.

    • Para aliviar uma dor de dente, aplique uma bolsa de gelo ou uma toalha embebida em água fria e gelada na área afetada. Devido à sensibilidade dentária, colocar gelo diretamente no dente aumentará a dor ao invés de reduzi-la.

    • Você também pode usar um gel anestésico prescrito pelo seu dentista para aliviar a dor no dente. Isso, por sua vez, também irá aliviar a sua dor de cabeça.

    • Pequenas quantidades de comida presas junto aos dentes ou entre as gengivas também podem causar dor de dente. Portanto, limpar bem os dentes e usar fio dental regularmente é fundamental para evitar a dor de dente.

    • Evite chocolates e doces. Ao perceber o desenvolvimento de uma cárie, você deve consultar seu dentista imediatamente.

    Resumindo

    Se você tiver uma forte dor de cabeça ou de dente, não a ignore; em vez disso, marque uma consulta com seu médico e seu dentista o mais rápido possível.

    Mesmo para os profissionais de saúde, identificar o problema subjacente pode ser difícil, portanto, sua persistência ajudará a resolver o problema.

    Se você passou por procedimentos odontológicos para dores de dente e não encontrou alívio, consulte um dentista. É razoável consultar o seu prestador de cuidados primários antes de consultar um especialista.

    Para ter sua condição diagnosticada, seu dentista pode encaminhá-lo quando necessário para avaliação de um especialista, neurologista ou otorrinolaringologista.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: The Connection Between Toothaches and Headaches, Neurovascular Pains: Implications of Migraine for the Oral & Maxillofacial Surgeon

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...