Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Estrogênio pode reduzir incidência de periodontite em mulheres após a menopausa

    A terapia hormonal de estrogênio pode ajudar a reduzir a periodontite em mulheres na pós-menopausa. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica da North American Menopause Society e reforça a ideia de que o estrogênio pode ajudar a reduzir os efeitos de várias doenças, como aliás já havia sido estudado por outros cientistas.

    O estudo agora publicado avaliou 492 mulheres na pós-menopausa, 113 das quais foram submetidas a tratamentos para a osteoporose e 379 não, e indica que as mulheres que receberam tratamentos sistemáticos de estrogênio durante seis meses e estrogênio e progesterona, cálcio e suplementos de vitamina D, tinham casos de periodontite menos severa do que as pacientes que não receberam tratamentos para a osteoporose.

    De acordo com os resultados, a prevalência de periodontite severa revelou-se também 44% mais baixa nas mulheres que receberam tratamentos para a osteoporose, comparado aquelas que não receberam este tratamento.

    Conclusão

    “Este estudo demonstra que a terapia hormonal de estrogênio, que já se revelou eficaz na prevenção de perda óssea, pode também prevenir o agravamento das doenças orais e da gengiva. Todas as mulheres, e especialmente aquelas com baixos níveis de estrogênio ou  que estejam fazendo um tratamento para a osteoporose à base de bifosfonatos, deveriam se submeter a tratamentos odontológicos como parte de um estilo de vida saudável”, defende JoAnn Pinkerton, Diretor Executivo da North American Menopause Society.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental