Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Extração dos dentes do siso pode melhorar degustação no longo prazo

    Dentes do siso e a percepção de sabores

    Pacientes que tiveram seus dentes do siso extraídos obtiveram melhoras nas habilidades de degustação décadas após a cirurgia

    É o que demonstraram dados de um novo estudo da Penn Medicine publicado na revista Chemical Senses.

    São descobertas que desafiam a noção de que a remoção dos dentes do siso, conhecido como terceiros molares, só apresentava potencial para efeitos negativos sobre o paladar.

    Este é um dos primeiros estudos que analisa os efeitos a longo prazo da extração dos dentes do siso e sua repercussão na percepção dos sabores.

    Estudos anteriores

    “Estudos anteriores só apontavam efeitos adversos sobre a percepção de sabores. E esses efeitos se dissipavam com o passar do tempo”, afirmou o autor sênior Richard L. Doty, Ph.D., diretor do Centro de Olfato e Sabor da Universidade da Pensilvânia.

    “Este novo estudo nos mostra que a função do paladar pode realmente melhorar ligeiramente entre a data que os pacientes realizam a cirurgia e até 20 anos depois”.

    “É uma descoberta surpreendente, mas fascinante, que merece uma investigação mais aprofundada para melhor compreensão de como acontece essa melhora e o seu significado clínico.”

    Como o estudo foi realizado

    Doty e o coautor Dane Kim, estudante do terceiro ano da Escola de Odontologia da Universidade da Pensilvânia, avaliaram dados de 1.255 pacientes que haviam sido submetidos a uma avaliação no Penn’s Smell and Taste Center ao longo de 20 anos.

    Desse grupo, 891 pacientes receberam a terceira extração molar e 364 não tiveram.

    O teste de “identificação da boca inteira” incorpora cinco concentrações diferentes de sacarose, cloreto de sódio, ácido cítrico e cafeína. Cada solução é ingerida, dispersa na boca, e depois cuspida fora. Os indivíduos então indicam se a solução apresenta gosto doce, salgado, azedo ou amargo.

    O grupo que sofreu extração dos sisos superou o grupo controle para cada um dos quatro gostos e, em todos os casos, as mulheres superaram os homens.

    O estudo sugere, pela primeira vez, que as pessoas que receberam extrações no passado distante experimentam, em média, um aprimoramento (tipicamente uma melhoria de 3 a 10%) em sua capacidade de percepção de sabores.

    “O estudo sugere fortemente que a extração do terceiro molar tem um efeito positivo a longo prazo, embora sutil, sobre a função dos caminhos linguais de gosto de algumas pessoas”, afirmou o coautor da pesquisa, Kim.

    A melhora na percepção de sabores — uma hipótese

    Duas possibilidades, segundo os autores, poderiam explicar esse aprimoramento na percepção de sabores.

    Primeiro, é de que danos de extração aos nervos que inervam as papilas gustativas na porção anterior da arcada dentária podem liberar a inibição nos nervos que atendem as papilas gustativas na parte traseira da boca, aumentando a sensibilidade na boca inteira.

    Em segundo lugar, a hipersensibilidade após lesão nervosa periférica de uma cirurgia como uma extração foi bem documentada em outros contextos. Há evidências, por exemplo, de estudos em animais de que o toque repetitivo, que pode ocorrer durante a mastigação, gradualmente acentua as respostas neurais do tecido irritado que podem levar à hipersensibilidade tátil progressiva a longo prazo.

    Concluindo

    “Mais estudos são necessários para determinar o mecanismo ou mecanismos por trás da melhora relacionada à extração dos dentes do siso sobre a percepção dos sabores”, afirmou o pesquisador Doty.

    “Os efeitos são sutis, mas podem fornecer uma visão de como a melhoria a longo prazo na função neural pode resultar na alteração do ambiente em que os nervos se propagam.”

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fonte: Positive Long-Term Effects of Third Molar Extraction on Taste Function

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...