Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Gel antimicrobiano como auxiliar em tratamentos de canal

    De acordo com a American Association of Endodontists , mais de 15 milhões de tratamentos de canal são realizadas a cada ano. Considerando o elevado número de tratamentos, é bastante comum que as bactérias, vírus ou leveduras tornem-se contaminantes do dente. Um pesquisador desenvolveu um gel antimicrobiano que poderia ser utilizado para prevenir infecções, e dessa forma melhorar os resultados dos procedimentos endodônticos.

    O desenvolvedor desse produto é o Dr. Ghaeth H. Yassen, um professor assistente da Indiana University School of Dentistry. Ele desenvolveu o gel antimicrobiano na apresentação injetável para desinfetar o dente durante um tratamento do canal radicular.

    “Eu quis criar um gel que forneça propriedades antimicrobianas sustentadas mesmo quando ele é removido. Eu também queria ter o mínimo de efeito tóxico sobre as células estaminais e não causar descoloração dos dentes”, disse ele. “A criação de um espaço antimicrobiano é especialmente importante durante os procedimentos endodônticos regenerativos”.

    Vantagens do gel

    Yassen acrescentou que o gel tem vantagens sobre medicamentos convencionais, incluindo hidróxido de cálcio, amplamente utilizado como um agente antibacteriano.

    “O gel oferece propriedades antimicrobianas estendidas e amplo efeito residual, que já foi comprovado em artigos publicados no Journal of Endodontics e International Endodontic Journal,” ele disse. “É biocompatível, e contém uma baixa concentração de elementos antimicrobianos”.

    Os próximos passos incluem a otimização de uma versão do gel que é opaca aos raios X e outras radiações para habilitar profissionais a rastrear dentro do sistema de canais radiculares.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema