Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Nanopartículas que interrompem o processo de formação das cáries

    Nanopartículas contra as cáries

    Segundo o CDC dos Estados Unidos, 91% dos norte-americanos com mais de 20 anos apresentaram cáries durante a vida. Deste total, 27% dos adultos com cáries não receberam tratamento.

    O mesmo levantamento, demonstra que nos Estados Unidos, as taxas de problemas de saúde bucal são ainda mais expressivas na população de hispânicos (36%) e afro-descendentes (42%).

    Esses dados demonstram que a maioria dos adultos não desfruta de uma boa saúde bucal. É o diagnóstico do que acontece hoje nos Estados Unidos e que certamente também se reproduz em nosso país.

    Dentre as maiores causas de cáries estão o consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados e alimentos açucarados, que  aderem aos  dentes e gengivas formando biofilmes.

    Os biofilmes nos dentes, uma vez formados,  podem ser de difícil remoção pelos pacientes.

    É por isso que uma nova formulação de nanopartículas se mostra promissora no processo crucial de prevenção da placa / biofilme.

    O que vem provocando o aumento na incidência de cáries?

    Sem dúvida, a principal razão para a taxa inaceitável de cáries é a  falta de prevenção. Além do descaso nos cuidados com a higiene bucal, também uma alimentação baseada em dietas inadequadas ou não saudáveis contribui para agravar o quadro.

    As dietas ruins para o corpo (aquelas contendo altos níveis  de açúcar refinado, por exemplo) também são ruins para os dentes.

    Por  outro lado, as dietas que controlam a ingestão total de carboidratos podem melhorar a saúde bucal. Pacientes que optam por dietas com baixo teor de carboidratos, no  entanto, devem ser instruídos a ler os rótulos para atingir seus  objetivos.

    Em geral,  manter a contagem líquida de carboidratos abaixo de 25 gramas por dia  (ou o total de 50 gramas) indica que eles estão a caminho de um corpo e uma boca mais saudáveis.

    Os pacientes devem ficar atentos para a rapidez com que o consumo de alimentos  açucarados pode resultar na formação de um biofilme resistente e  pegajoso que ataca o esmalte dos dentes e gengivas e leva às cáries.

    Uma nova formulação de nanopartículas de cério

    Em uma reunião recente da American Chemical Society, os pesquisadores Russell Pesavento e a equipe  apresentaram uma nova formulação que pode impedir a formação de placas de forma eficiente.  Há que se considerar que mesmo quando os pacientes se submetem a uma limpeza dentária  profissional, assim que ingerem alimentos açucarados e outros carboidratos, a boca  imediatamente começa a reformar o biofilme pegajoso que pode conter uma  série de bactérias — incluindo estreptococos mutans. Uma vez o biofilme formado, o paciente não consegue removê-lo através da higiene dental usual.

    A equipe de pesquisadores fez uma pesquisa com nanopartículas de óxido de cério,  produzidas pela dissolução de nitrato de amônio cérico ou sais de  sulfato em água.

    Os  pesquisadores descobriram que esta formulação reduziu o crescimento do  biofilme em 40%, embora tenha sido incapaz de desalojar o crescimento do biofilme já existente.

    O que teremos no futuro?

    Os pesquisadores esperam combinar uma formulação de nanopartículas com uma formulação fortalecedora do esmalte que possa ser aplicada pelos dentistas nos dentes  dos pacientes.

    Atualmente, eles vêm trabalhando em  maneiras de estabilizar a formulação de nanopartículas em um nível de pH saudável para os dentes. Eles também estão trabalhando em outra  formulação de nanopartículas que supera o fluoreto estanoso com capacidade de limitar como o biofilme adere às gengivas (de modo a prevenir tanto a gengivite como a doença periodontal).

    Concluindo

    A maioria das pessoas tem cáries em algum momento da vida, em grande parte devido às escolhas alimentares que fazem. As dietas açucaradas, em particular, levam à formação de um biofilme pegajoso que prejudica a saúde dos dentes e gengivas.

    O desenvolvimento de uma nova formulação de nanopartículas é uma promessa para os profissionais da odontologia que desejam ajudar os pacientes  com uma abordagem mais pró-ativa para a prevenção da cárie.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: American Chemical SocietyAmerican Dental Association

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...