Novas tendências para a odontologia em 2022 e nos próximos anos

Tendências para a odontologia em 2022 e além

A chegada da pandemia de COVID-19 há 2 anos gerou um profundo impacto no âmbito da odontologia.

Essa turbulência deixou todos no setor se perguntando e preocupados com o que está por vir em 2022.

Aqui estão nossas reflexões sobre o que está por vir no campo da odontologia neste 2022 e nos próximos anos.

Teleodontologia

A teleodontologia, já é realidade em muitos países e ganhou força durante a pandemia.

É uma prática de odontologia que viabiliza o atendimento odontológico à distância, por tecnologias digitais.

A teleodontologia pode ser subdividida em mais cinco modalidades: teleconsulta, teleprescrição, teleinterconsulta, telemonitoramento e teleorientação.

A teleodontologia tem suas limitações, tanto para a triagem como aconselhamento

No entanto, fora do Brasil em pesquisas realizadas 40% das pessoas consultadas afirmaram que trocariam de profissionais e clínicas odontológicas com base na disponibilidade para telessaúde e visitas pessoais. A teleodontologia está em seu momento, e é provável que se estenda por 2022 e além.

Novas tecnologias chegam à odontologia

A odontologia é um segmento que se define pela inovação.

Algumas das tecnologias nas quais estaremos de olho para o crescimento em 2022 e além incluem:

Realidade aumentada

A realidade aumentada encontrou um espaço na odontologia para fins educacionais e clínicos.

Mas espera-se que ela se torne cada vez mais prevalente em procedimentos reconstrutivos e estéticos em um futuro próximo.

Os aplicativos de Realidade Aumentada (RA) usam uma câmera digital para sobrepor representações virtuais de uma dentição aprimorada antes de um procedimento.

Isso permite que pacientes e dentistas configurem recursos como altura e espaçamento de acordo com sua preferência antes mesmo de entrarem na sala de cirurgia.

   

Realidade virtual

A Realidade Virtual (RV) afasta a realidade exterior e imerge o usuário em um ambiente virtual.

Através desse recurso tecnológico, alunos e aspirantes a cirurgião-dentista podem ser transportados para a sala de cirurgia ou os pacientes podem visualizar uma paisagem relaxante enquanto estão sentados na cadeira do dentista para alívio de suas tensões e relaxamento.

Impressão 3D

Como essa tecnologia está destinada a se tornar parte integrante de muitas práticas de saúde, ela também está se tornando cada vez mais vem se incorporando aos laboratórios dentários.

Com uma impressora 3D fazendo o trabalho pesado, os laboratórios de prótese dentária podem

eliminar o gargalo da modelagem manual e criar mais rapidamente coroas e pontes.

   

Chatbots

Um chatbot é uma ferramenta tecnológica que possibilita conversar com seu cliente em linguagem natural através de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais.

Ele pode responder por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial.

Até 80% das perguntas mais frequentes dos clientes podem ser respondidas por um chatbot, de acordo com estimativas da IBM. Não é de se admirar que o mercado de chatbot de saúde deve chegar a US$ 967,7 milhões até 2027.

Os chatbots podem agilizar as consultas e economizar o tempo da equipe das clínicas odontológica respondendo a perguntas rotineiras e até mesmo agendando consultas.

A tecnologia tem potencial para economizar até US$ 8 bilhões para empresas em 2022, conforme a IBM.

   

Softwares de confirmação de consultas

Como os chatbots, os softwares de confirmação de consultas automatizam um processo anteriormente demorado, sujeito a erros e negligência.

Muitos sistemas de softwares de confirmação de consulta oferecem até mesmo aos pacientes a opção de agendar suas próprias consultas.

A tendência é que em 2022,  os programas de confirmação continuem a se integrar às modalidades de pagamento on-line, odontologia virtual e outros softwares de escritório e coleta de dados.

Odontologia Verde

A odontologia verde é uma abordagem de alta tecnologia que reduz o impacto ambiental das práticas odontológicas e abrange um modelo de serviço para a odontologia que apoia e mantém o bem-estar.

A odontologia verde atende às necessidades de milhões de pacientes com estilo de vida de bem-estar e ajuda os profissionais da odontologia a proteger a saúde planetária e da comunidade, bem como a saúde financeira de seus consultórios.

Juntos, consultórios odontológicos verdes, pacientes e empresas que oferecem produtos odontológicos verdes estarão transformando a indústria odontológica por meio da adoção do modelo de odontologia verde.

A odontologia verde pode contribuir muito com o meio ambiente, por exemplo:

  • Reduzir o desperdício e a poluição

Diminuindo a quantidade de resíduos e poluição gerados nos atendimentos.

  • Economizar água, energia e dinheiro

Todos os segmentos da sociedade atual são convidados a participarem do esforço coletivo de conservação de recursos, e a odontologia tem um papel importante a desempenhar.

  • Valorizar a alta tecnologia

Muitas inovações na vanguarda da tecnologia odontológica também são melhores não apenas para os pacientes, mas também para o meio ambiente e o nosso planeta.

  • Apoiar um estilo de vida de bem-estar ecologicamente correto

Um crescente número de pessoas começará a buscar profissionais da área odontológica, preocupados com a preservação do meio ambiente.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Titan WebAgency (imagem)

Sugestões de leitura

Morsicatio buccarum

Morder a parte interna da boca: o que causa esse hábito?

Mordeduras na parte interna da boca podem causar lesões na mucosa.  É um comportamento repetitivo e compulsivo.  Pode resultar em sangramento, inflamação e...

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?