Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

O adoçante que pode danificar o DNA

A sucralose é um adoçante artificial popular amplamente utilizado em alimentos e bebidas.

É comercializado como uma alternativa de baixa caloria ao açúcar, mas é realmente segura?

Recente estudo revela preocupações de saúde sobre esse substituto do açúcar, tão alarmantes que os pesquisadores disseram que as pessoas deveriam parar de ingeri-lo e que os governos deveriam regulá-la com mais rigor.

Dados preocupantes de um novo estudo

Um novo estudo sugere que a sucralose pode ter efeitos nocivos sobre nosso DNA e na saúde intestinal.

O estudo, publicado na revista Environmental Health Perspectives, expôs células humanas e camundongos à sucralose e descobriu que causava danos ao DNA e aumentava a permeabilidade da barreira intestinal, também conhecida como síndrome do intestino permeável.

Os sintomas são sensação de queimação, digestão dolorosa, diarreia, gases e inchaço.

A síndrome do intestino permeável é uma condição em que toxinas e bactérias podem passar pela parede do intestino e entrar na corrente sanguínea, causando inflamação, infecção e outras doenças.

Sucralose danifica o DNA

Quando uma substância danifica o DNA, ela é chamada de genotóxica. Pesquisadores observaram que a ingestão de sucralose resulta no organismo em uma substância chamada sucralose-6-acetato, que o novo estudo demonstrou ser genotóxica.

Os pesquisadores também encontraram sucralose-6-acetato em vestígios em produtos de prateleira que são tão altos que excederiam os níveis de segurança atualmente permitidos na Europa.

Os pesquisadores também descobriram que a sucralose alterou a expressão de genes envolvidos no reparo e metabolismo do DNA, sugerindo que ela pode interferir no funcionamento normal das células. Eles concluíram que a sucralose pode representar um risco para a saúde humana e deve ser usada com cautela.

O que o FDA norte-americano diz sobre a Sucralose

O FDA afirma que a sucralose é segura, descrevendo-a como 600 vezes mais doce que o açúcar de mesa e usada em “assados, bebidas, gomas de mascar, gelatinas e sobremesas lácteas congeladas”.

“Para determinar a segurança da sucralose, o FDA revisou mais de 110 estudos destinados a identificar possíveis efeitos tóxicos, incluindo estudos sobre os sistemas reprodutivo e nervoso, carcinogenicidade e metabolismo”, explicou a agência em seu site. O FDA também revisou os ensaios clínicos em humanos para abordar o metabolismo e os efeitos em pacientes com diabetes.

Resumindo

O estudo aumenta a evidência crescente de que os adoçantes artificiais não são tão benignos quanto parecem. Estudos anteriores ligaram adoçantes artificiais à obesidade, diabetes, câncer e distúrbios neurológicos. A melhor maneira de evitar esses riscos potenciais é limitar ou evitar adoçantes artificiais e optar por alternativas naturais, como mel, ou estévia.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Toxicological and pharmacokinetic properties of sucralose-6-acetate and its parent sucralose: in vitro screening assays, Aspartame and Other Sweeteners in Food, Chemical Found in Common Sweetener Damages DNA

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

A Influência do DNA na Saúde Bucal

Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...