Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    O que é óxido nitroso e por que os dentistas o usam?

    O óxido nitroso é um gás bastante conhecido, utilizado para sedar pacientes e proporcionar alívio da dor durante procedimentos odontológicos. No entanto, grande parte das pessoas acham isso um tanto misterioso.

    É importante que todos saibam porque os dentistas utilizam o óxido nitroso e como ele funciona.

    Aqui, detalhamos mais sobre o óxido nitroso e respondemos às principais dúvidas que você possa ter sobre esse gás.

    O que é Óxido Nitroso?

    O óxido nitroso é um agente sedativo seguro e eficaz, misturado com oxigênio e inalado através de uma pequena máscara que se encaixa no nariz para ajudá-lo a relaxar.

    O óxido nitroso foi descoberto pela primeira vez na Inglaterra em 1772, mas agora é amplamente utilizado em todo o mundo.

    Quando inalado, o gás produz um efeito eufórico e resistência à dor, e pelo seu efeito sedativo é usado para realização de cirurgias odontológicas.

    É particularmente útil na odontologia devido à rapidez com que funciona.

    O óxido nitroso dental  é um gás usado para sedação de pacientes que tem como características, sendo:

    • Incolor;
    • Inodoro;
    • Inalado através de uma pequena máscara.

    Como o óxido nitroso é usado na odontologia?

    O óxido nitroso, às vezes chamado de “gás do riso”, é uma opção que seu dentista pode oferecer para ajudá-lo a ficar mais confortável durante certos procedimentos. Não se destina a colocá-lo para dormir. Você poderá ouvir e responder a quaisquer solicitações ou orientações que o dentista possa lhe fazer.

    Seu dentista pedirá que você respire normalmente pelo nariz e, em poucos minutos, você começará a sentir os efeitos do óxido nitroso. Você pode sentir tontura ou formigamento nos braços e pernas. Alguns relatam que seus braços e pernas parecem pesados. Em resumo, você deve se sentir calmo e confortável. Os efeitos do óxido nitroso desaparecem logo após a remoção da máscara.

    O óxido nitroso pode ser utilizado em procedimentos odontológicos de maior duração para manter o paciente sedado.

    É seguro?

    Como qualquer anestésico, o óxido nitroso é perigoso e só se torna seguro quando administrado por profissionais de saúde em um ambiente controlado como um consultório odontológico.

    Ao contrário de muitos outros anestésicos e sedativos, os efeitos do óxido nitroso são de curta duração. Normalmente, a sensação de formigamento e euforia dura apenas enquanto a substância continua a ser fornecida ao paciente. Uma vez que o dentista remove a máscara que fornece o gás, os efeitos também desaparecem rapidamente.

    Alguns pacientes podem sentir os efeitos prolongados do gás por mais tempo do que a maioria, mas mesmo esses geralmente desaparecem rapidamente. Esse tempo de efeito curto do óxido nitroso é uma das razões pelas quais geralmente é seguro usar.

    No entanto, por mais incomum que seja, o óxido nitroso pode ser perigoso em duas situações principais. O primeiro caso ocorre quando o paciente apresenta uma reação alérgica desconhecida ao gás.

    A American Dental Association (ADA) relaciona precauções de segurança rigorosas para garantir a segurança do paciente durante sua administração. No entanto, o óxido nitroso não deve ser usado se o paciente:

    • Está no primeiro trimestre de gravidez;
    • Apresenta  doenças respiratórias;
    • Tem deficiência de vitamina B-12;
    • Este modo de sedação não é adequado para pessoas com distúrbios de saúde mental ou histórico de abuso de substâncias, pois pode exacerbar os sintomas latentes.

    Quem pode administrar o gás

    Em odontologia, apenas o dentista é o profissional habilitado a administrar o óxido nitroso em seu consultório  aqueles pacientes que requeiram sedação para realização de procedimentos odontológicos.

    Efeitos colaterais do óxido nitroso

    A curto prazo, você pode experimentar alguns efeitos colaterais do óxido nitroso, dentre eles:

    • Visão embaçada;
    •  Náusea;
    • Dores de cabeça;
    • Sensação de euforia;
    • Fadiga.

    A administração de óxido nitroso às crianças pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, irritação e   dores de cabeça.

    Durante o procedimento, seu dentista poderá fornecer oxigênio para liberar o óxido nitroso do organismo. O  oxigênio irá ajudá-lo a recuperar seus sentidos e a reduzir os efeitos colaterais do óxido nitroso.

    Resumindo

    Quando usado com moderação e por profissionais de saúde, o óxido nitroso pode ajudar os pacientes a lidar com a ansiedade e a dor durante os procedimentos odontológicos. A administração do óxido nitroso deve ser monitorada durante todo o procedimento e caso os pacientes apresentem algum grau de inquietação suas dúvidas e perguntas devem ser prontamente esclarecidas.

    Por todos os seus benefícios, a principal preocupação na utilização do óxido nitroso é a responsabilidade. A substância é mais eficaz quando você encontra um dentista habilitado a administrá-lo com cuidado. Com essa segurança, você poderá se submeter com total confiança a procedimentos odontológicos com o mínimo de ansiedade.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Nitrous oxide inhalation sedation in dentistry: An overview of its applications and safety profile, Nitrous oxide (in dental settings), Nitrous Oxide, The use os nitrous oxide sedation in dentistry

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...