O que você deve observar quando for escolher produtos para cuidados com sua saúde bucal

Critérios para escolha de produtos para cuidados com sua saúde bucal

Ao comprar produtos de saúde bucal, é fácil ficar confuso diante das muitas marcas e variedades diferentes de pasta de dente, fio dental e enxaguante bucal.
Felizmente, você pode pedir ajuda ao seu dentista e utilizar este guia para ajudá-lo a tomar as melhores decisões.
Creme dental
Diferentes cremes dentais contêm muitos dos mesmos ingredientes, incluindo:

  • Abrasivo leve;
  • Aromas;
  • Agente espessante;
  • Detergente;
  • Umectantes (evitam que a pasta de dente resseque)

Para prevenir cáries durante a escovação, é importante escolher um creme dental que contenha flúor. Pessoas que se preocupam com ingredientes químicos podem preferir um creme dental natural, embora esses produtos muitas vezes não contenham o flúor que combate as cáries. Além de não conterem flúor, alguns cremes dentais com carvão ativado contém ingredientes ácidos ou abrasivos que podem danificar os dentes.

Dependendo de suas necessidades, você também pode verificar o rótulo para ver se o creme dental pode fazer mais, como:

  • Reduzir a gengivite;
  • Prevenir a formação do tártaro;
  • Prevenir o mau hálito;
  • Auxiliar no branqueamento dos dentes;
  • Dessensibilizar dentes com raízes ou dentina expostas (camada de material sob o esmalte)

    Fio dental
    O uso do fio dental diariamente após as refeições é vital para remover a placa bacteriana e as partículas de alimentos em lugares onde sua escova de dentes não consegue alcançar de forma eficaz.

    Ajuda a reduzir o risco de cárie dentária, gengivite e doenças gengivais mais graves – quer você use fio dental tradicional, escovas interdentais (pequenas escovas que limpam entre os dentes), ou fio dental com um enfiador embutido.

    Usar fio dental regular e corretamente é mais importante do que o tipo de fio dental que você usa. O fio dental pode ser encerado ou não, embora não faça diferença em sua eficácia. Se não houver muito espaço entre os dentes, você poderá optar pelo fio dental encerado mais fino e por consequência mais fácil de usar.

    Antisséptico bucal
    Como o fio dental, o enxaguante bucal pode ajudar a alcançar áreas que a escova de dentes não consegue. Mas, atenção, não é um substituto para a escovação dental regular.
    Todos os enxaguantes bucais irão refrescar temporariamente o hálito e limpar os resíduos dos dentes. No entanto, você deve procurar um antisséptico bucal que também elimine as bactérias que causam odores e cáries.

    Os ingredientes ativos de alguns enxaguantes bucais, quando combinados com a escovação e o uso do fio dental, podem ajudar a melhorar sua saúde bucal. Por exemplo:

  • O cloreto de cetilpiridínio pode controlar a placa e a gengivite e reduzir o mau hálito;
  • A clorexidina e os óleos essenciais podem controlar a placa bacteriana e a gengivite;
  • O flúor pode prevenir a cárie dentária;
  • O peróxido pode ajudar a clarear dentes descoloridos.

Crianças de 6 anos ou menos não devem usar enxaguante bucal porque podem engolir volumes abundantes, resultando potencialmente em náuseas, vômitos e intoxicação por álcool em algumas versões.

Busque sempre conversar com seu dentista que irá lhe orientar na escolha do produto mais adequado e seguro as suas necessidades.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet
Fonte: DDZA

Sugestões de leitura

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?