Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Vem aí: tratamento da Periodontite sem antibióticos

    Tratamento da periodontite sem antibióticos

    Direcionado, eficiente e com poucos efeitos colaterais: um novo método de combate à periodontite pode tornar supérfluo o uso de antibióticos de amplo espectro.

    Foi desenvolvido e testado pela primeira vez por uma equipe da Martin Luther University Halle-Wittenberg (MLU), do Instituto Fraunhofer para Terapia Celular e Imunologia IZI e Periotrap Pharmaceuticals GmbH.

    O objetivo é neutralizar apenas as bactérias que causam a periodontite, poupando bactérias inofensivas.

    O estudo foi publicado no Journal of Biological Chemistry.

    Periodontite

    A periodontite é uma inflamação bacteriana comum das gengivas. Conforme o Estudo de Saúde Oral da Organização Mundial de Saúdequase 10% da população global é afetada por uma forma grave da doença, que pode levar à perda de dentes e aumentar o risco de outras doenças, como Alzheimer e doenças cardiovasculares.

    Os problemas de tratar periodontite com antibióticos

    Até agora, o tratamento envolveu principalmente o uso de antibióticos de amplo espectro que atacam todas as bactérias na boca. No entanto, isso tem algumas desvantagens: “Um efeito colateral do tratamento é que ele também destrói todas as bactérias inofensivas ou benéficas da cavidade oral. Além disso, as bactérias podem desenvolver resistência aos antibióticos”, observa o Dr. Mirko Buchholz da Periotrap Pharmaceuticals, que liderou o novo estudo ao lado do professor Milton T. Stubbs, biotecnologista da MLU.

    Descoberta importante para o tratamento da periodontite

    Os pesquisadores, portanto, procuraram uma maneira de erradicar apenas as bactérias nocivas da boca.

    Uma equipe do Departamento de Projeto de Drogas e Validação de Alvos do Fraunhofer IZI em Halle desenvolveu uma substância teste que ataca a glutaminil ciclase, uma enzima específica na bactéria que desempenha um papel especial no seu metabolismo.

    A inativação dessa enzima prejudica a bactéria e, idealmente, nenhuma periodontite pode se desenvolver. Para testar sua eficácia, os pesquisadores uniram forças com as Clínicas de Medicina Dentária da Universidade de Bern, a Universidade Jagiellonian em Cracóvia e a Universidade de Louisville no Kentucky (EUA). Eles descobriram que a nova substância suprime com sucesso o crescimento de bactérias patogênicas.

    A nova substância que dispensa o uso de antibióticos

    A nova substância em teste tem uma característica especial: só atua sobre as bactérias nocivas. “Nosso alvo, a glutaminil ciclase, vem em duas variantes diferentes.

    Normalmente, as plantas e as bactérias têm uma variante da enzima e os mamíferos outra. As duas variantes funcionam de maneira semelhante, mas diferem significativamente em sua estrutura.

    Surpreendentemente, as bactérias que desencadeiam a periodontite possuem a variante mamífera da enzima. “Isso é crucial para nossa abordagem porque nos dá um alvo possível, de modo que apenas eliminamos as bactérias patogênicas e deixamos as inofensivas intactas“, disse Mirko Buchholz.

    Para minimizar possíveis efeitos colaterais com antecedência, a equipe comparou a enzima bacteriana com a variante humana.”

    Mais estudos e uma ótima perspectiva para o futuro

    O estudo dos pesquisadores fornece evidências iniciais de que a abordagem funciona essencialmente. Ele agora deve ser ajustado em estudos adicionais e testado em ensaios clínicos subsequentes. Portanto, pode levar alguns anos antes que a pesquisa de Halle se torne uma droga comercializável.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes:  Periodontal disease: Patent for new treatment methodMammalian-like type II glutaminyl cyclases in Porphyromonas gingivalis and other oral pathogenic bacteria as targets for treatment of periodontitis

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas