Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Óleo de cravo para dor de dente: é comprovadamente eficaz e ao mesmo tempo seguro?

    O eugenol, substância química encontrada no cravo, é usado na odontologia desde o século XIX. O cravo-da-índia e o óleo de cravo-da-índia são usados há muito tempo na forma de remédio caseiro para dor de dente.

    Mas será o óleo de cravo ao mesmo tempo eficaz e seguro?

    Óleo de cravo na terapêutica

    Óleo de cravo tem sido usado na medicina tradicional indiana e chinesa durante séculos para aliviar a dor de dente.

    O óleo de cravo contém um produto químico chamado eugenol. Em 1837, o eugenol e o óxido de magnésio foram combinados para criar um material de preenchimento.

    Mais tarde, o óxido de zinco substituiu o óxido de magnésio para criar ZOE (óxido de zinco eugenol), que ainda é amplamente usado como um cimento de preenchimento temporário.

    Desde o século XIX, o eugenol tem sido um dos muitos componentes do óleo essencial utilizados na terapia de canal radicular, na terapia periodontal e no tratamento de abscessos.

    Óleo de cravo e a dor de dente

    O eugenol apresenta ações anestésica e antibacteriana. O óleo de cravo é anti-inflamatório e antifúngico.

    É facilmente encontrado em muitas farmácias. Tem um sabor forte, quente e picante.

    Para usá-lo em uma dor de dente, basta umedecer um lenço de papel limpo, cotonete ou algodão no óleo e aplicá-lo sobre as gengivas nos pontos doloridos.

    Também pode ser aplicado no dente de forma individualizada simplesmente expondo o óleo à área afetada por vários minutos de cada vez.

    É eficaz?

    O óleo de cravo tem sido ao longo dos anos aplicado diretamente nas gengivas para aliviar a dor de dente. Há evidências de que o eugenol no óleo de cravo é eficaz no combate a várias bactérias orais conhecidas. Medicamentos contendo eugenol são amplamente utilizados em odontologia.

    Algumas pesquisas sugerem que o gel de cravo pode reduzir a dor da inserção da agulha na odontologia. Mais trabalhos precisas serem feitos antes que se possa chegar a um conclusão definitiva

    A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos avalia a eficácia de certos tratamentos com base nas evidências disponíveis. Recentemente, rebaixou a classificação do óleo de cravo.

    A FDA agora acredita que não há evidências suficientes para sugerir que é eficaz para a dor de dente, e que mais pesquisas são necessárias.

    Efeitos colaterais

    Enquanto o óleo de cravo é geralmente seguro quando aplicado à pele, o uso repetido dentro da boca e na gengiva pode ter efeitos colaterais.

    Os efeitos colaterais podem incluir danos às:
    – gengivas
    – polpa do dente – a parte central do dente que é feito de tecido conjuntivo e células
    – membranas mucosas dentro da boca

    O uso continuado de óleo de cravo dentro da boca pode causar sensibilidade e irritação, bem como danificar os tecidos dentais.

    O consumo de óleo de cravo pode ser perigoso para as crianças e pode levar a convulsões, danos ao fígado e desequilíbrios de fluidos.

    As mulheres grávidas são desaconselhadas a usar este produto, pois não se sabe se o óleo de cravo é seguro para o bebê em desenvolvimento.

    Outros produtos

    A benzocaína é o ingrediente ativo nos produtos Anbesol e Orajel, para alívio da dor bucal, que estão comumente disponíveis para venda sem prescrição. Benzocaína é um anestésico. As drogas de venda sem prescrição também trazem uma advertência importante para os pacientes: dor de dente ou gengiva, particularmente aquela que dura mais de um período de tempo, deve ser avaliada por um dentista. Pode ser sintoma de um problema que requer atenção.​

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema