Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Óleo de cravo para dor de dente: é comprovadamente eficaz e ao mesmo tempo seguro?

    O eugenol, substância química encontrada no cravo, é usado na odontologia desde o século XIX. O cravo-da-índia e o óleo de cravo-da-índia são usados há muito tempo na forma de remédio caseiro para dor de dente.

    Mas será o óleo de cravo ao mesmo tempo eficaz e seguro?

    Óleo de cravo na terapêutica

    Óleo de cravo tem sido usado na medicina tradicional indiana e chinesa durante séculos para aliviar a dor de dente.

    O óleo de cravo contém um produto químico chamado eugenol. Em 1837, o eugenol e o óxido de magnésio foram combinados para criar um material de preenchimento.

    Mais tarde, o óxido de zinco substituiu o óxido de magnésio para criar ZOE (óxido de zinco eugenol), que ainda é amplamente usado como um cimento de preenchimento temporário.

    Desde o século XIX, o eugenol tem sido um dos muitos componentes do óleo essencial utilizados na terapia de canal radicular, na terapia periodontal e no tratamento de abscessos.

    Óleo de cravo e a dor de dente

    O eugenol apresenta ações anestésica e antibacteriana. O óleo de cravo é anti-inflamatório e antifúngico.

    É facilmente encontrado em muitas farmácias. Tem um sabor forte, quente e picante.

    Para usá-lo em uma dor de dente, basta umedecer um lenço de papel limpo, cotonete ou algodão no óleo e aplicá-lo sobre as gengivas nos pontos doloridos.

    Também pode ser aplicado no dente de forma individualizada simplesmente expondo o óleo à área afetada por vários minutos de cada vez.

    É eficaz?

    O óleo de cravo tem sido ao longo dos anos aplicado diretamente nas gengivas para aliviar a dor de dente. Há evidências de que o eugenol no óleo de cravo é eficaz no combate a várias bactérias orais conhecidas. Medicamentos contendo eugenol são amplamente utilizados em odontologia.

    Algumas pesquisas sugerem que o gel de cravo pode reduzir a dor da inserção da agulha na odontologia. Mais trabalhos precisas serem feitos antes que se possa chegar a um conclusão definitiva

    A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos avalia a eficácia de certos tratamentos com base nas evidências disponíveis. Recentemente, rebaixou a classificação do óleo de cravo.

    A FDA agora acredita que não há evidências suficientes para sugerir que é eficaz para a dor de dente, e que mais pesquisas são necessárias.

    Efeitos colaterais

    Enquanto o óleo de cravo é geralmente seguro quando aplicado à pele, o uso repetido dentro da boca e na gengiva pode ter efeitos colaterais.

    Os efeitos colaterais podem incluir danos às:
    – gengivas
    – polpa do dente – a parte central do dente que é feito de tecido conjuntivo e células
    – membranas mucosas dentro da boca

    O uso continuado de óleo de cravo dentro da boca pode causar sensibilidade e irritação, bem como danificar os tecidos dentais.

    O consumo de óleo de cravo pode ser perigoso para as crianças e pode levar a convulsões, danos ao fígado e desequilíbrios de fluidos.

    As mulheres grávidas são desaconselhadas a usar este produto, pois não se sabe se o óleo de cravo é seguro para o bebê em desenvolvimento.

    Outros produtos

    A benzocaína é o ingrediente ativo nos produtos Anbesol e Orajel, para alívio da dor bucal, que estão comumente disponíveis para venda sem prescrição. Benzocaína é um anestésico. As drogas de venda sem prescrição também trazem uma advertência importante para os pacientes: dor de dente ou gengiva, particularmente aquela que dura mais de um período de tempo, deve ser avaliada por um dentista. Pode ser sintoma de um problema que requer atenção.​

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quer largar o cigarro? A OMS tem um plano para você!

      Atenção, fumantes!  A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de lançar um conjunto abrangente de orientações para largar o vício do cigarro. Esse...

      Perda de dentes pode aumentar risco de obesidade

      Em uma pesquisa recente envolvendo 1.765 idosos, observou-se que aqueles com ao menos 21 dentes apresentavam mais chances de manter um peso saudável...

      Inteligência artificial na detecção do câncer bucal

      A odontologia é um setor em desenvolvimento perpétuo, e a tecnologia é o maior condutor de seu avanço. Vamos agora discutir uma das...

      Extrações Dentárias: Quando o Jeito é Dizer Tchau pro seu Dente

      Extrações dentárias! Quem diria que um procedimento tão antigo ainda teria seu lugar na odontologia moderna, não é mesmo? Pois é, mesmo com...

      Vitamina do Sol pode ser o segredo para sorrisos saudáveis na terceira idade

      Olha só que interessante! Um estudo recente nos traz uma descoberta que pode melhorar a forma como cuidamos da saúde bucal dos nossos...

      Alerta aos fumantes: risco de alveolite seca após extrações dentais

      Fumar pode aumentar o risco de alveolite seca após a extração dentária, pois pode atrasar o processo de cicatrização e desalojar um coágulo...