Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Periodontite associada a crises de artrite

Um estudo publicado no Science Translational Medicine afirma que a periodontite e crises de artrite estão associadas.

A bióloga computacional Vicky Yao, da Rice University, em sua pesquisa, confirmou a conexão entre crises de artrite e periodontite.

Rastrear essa conexão entre as duas condições pode ajudar a desenvolver terapias para artrite reumatoide, uma doença inflamatória autoimune que ataca o revestimento das articulações e pode causar problemas cardíacos, pulmonares e oculares.

O caminho que levou ao estudo pode ser frutífero na abordagem de doenças, como o câncer.

Os dados coletados em experimentos de organismos vivos ou células ou tecidos cultivados em placas de Petri são realmente importantes para confirmar hipóteses, mas, ao mesmo tempo, esses dados talvez contenham mais informações do que podemos derivar imediatamente”, disse Vicky Yao.

Confirmação da descoberta

A descoberta da pesquisadora foi confirmada quando ela examinou mais profundamente os dados de pacientes com artrite reumatoide coletados por Dana Orange, professora associada de investigação clínica e reumatologista, e Bob Darnell, professor e médico assistente da Rockefeller University e do Howard Hughes Medical Institute.

Yao estava colaborando com Dana Orange e outros em um projeto diferente que rastreou mudanças na expressão gênica durante surtos de artrite reumatoide.

Orange, trabalhando com Darnell, coletou dados de pacientes com artrite em intervalos regulares enquanto, ao mesmo tempo, monitorava quando os surtos aconteciam”, disse Yao. A análise retrospectiva e atenta dos dados deu pistas sobre o que poderia estar causando os surtos de artrite.

A pesquisadora Yao observou que os germes nas amostras que mudavam dos pacientes analisados antes das crises de artrite eram em grande parte aqueles associados à periodontite.

Resumindo

A descoberta de uma ligação entre a periodontite e crises de artrite é de grande relevância. Mais estudos são necessários para confirmar essa descoberta. A evidência dessa descoberta poderá contribuir para o tratamento de ambas as doenças.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Oral mucosal breaks trigger anti-citrullinated bacterial and human protein antibody responses in rheumatoid arthritis, Periodontitis connected with arthritis flare-ups

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...