Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Pode prevenir até 80% de cáries em crianças

O diamino fluoreto de prata é um líquido que é aplicado na superfície dos dentes pode prevenir 80% das cáries em crianças ou evitar que se agravem.

Os pesquisadores descobriram através de um estudo com quase 3.000 crianças em idade escolar que uma dose única de diamino fluoreto de prata se mostrou tão eficaz contra cáries quanto os selantes dentários, o padrão de tratamento.

Isso oferece uma abordagem eficiente e econômica para melhorar a saúde bucal das crianças nos cuidados prestados na escola.

A aplicação de uma única dose de qualquer tratamento tópico administrado em escolas primárias preveniu cerca de 80% das cáries e evitou que 50% das cáries piorassem quando as crianças foram atendidas dois anos depois.

As descobertas foram publicadas no JAMA Network Open.

Crianças e o risco de cáries

A cárie dentária é a doença crônica mais comum em crianças, e aquelas de famílias de baixa renda têm duas vezes mais chances de ter cáries do que as de famílias de alta renda. Sem intervenção adequada e oportuna, as cáries podem levar a infecções graves, reduzir a qualidade de vida das crianças e estão associadas a um menor desempenho acadêmico e frequência escolar dos alunos. Mas levar as crianças ao dentista para as visitas semestrais recomendadas pode ser um desafio, especialmente quando os pais precisam se ausentar do trabalho.

Para reduzir as barreiras à consulta com o dentista, alguns serviços odontológicos básicos podem ser oferecidos nas escolas, principalmente aquelas que atendem crianças de famílias de baixa renda. Por exemplo, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA recomendam e financiam programas de selantes escolares. Em 2017, os pesquisadores da Faculdade de Odontologia da NYU receberam financiamento do Instituto de Pesquisa de Resultados Centrados no Paciente (PCORI) para realizar o maior estudo de prevenção de cáries em escolas do país, que eles chamaram de CarriedAway.

O estudo

CaredAway é um estudo randomizado que compara a eficácia de duas técnicas de prevenção de cáries: um tratamento “simples” usando diamino fluoreto de prata e verniz fluoretado, e um tratamento “complexo” usando selantes tradicionais de ionômero de vidro e verniz fluoretado.

Ambos não são invasivos e aplicados na superfície dos dentes para prevenir cáries em crianças, mas pelo mesmo tempo e custo, os provedores podem tratar mais crianças com a terapia única e mais simples de diamino fluoreto de prata.

O estudo incluiu 2.998 crianças do jardim de infância até a terceira série em 47 escolas da cidade de Nova York. As escolas – que atendem a um grupo racialmente diverso de alunos, a maioria dos quais são de famílias de baixa renda – foram randomizadas para receber o tratamento simples ou complexo.

Metodologia do estudo

Ao visitar cada escola, a equipe de pesquisa clínica – que incluía um dentista supervisor, higienistas dentais, enfermeiras e assistentes – fazia exames básicos para medir qualquer cárie dentária e, em seguida, aplicava verniz de flúor e selantes ou diamino fluoreto de prata, dependendo se a escola havia sido escolhida para receber o tratamento complexo ou simples.

As visitas iniciais ocorreram em 2019 e no início de 2020 e foram interrompidas quando a pandemia do COVID-19 fechou temporariamente as escolas da cidade de Nova York e interrompeu todos os atendimentos escolares. Dois anos depois, as escolas permitiram que a equipe de pesquisa clínica fosse retomada e retornaram a cada escola para visitas de acompanhamento.

Resultados

Os pesquisadores descobriram que os tratamentos simples e complexos foram bem-sucedidos: apenas um tratamento de prevenção de cáries evitou mais de 80% das cáries (81% para o diamino fluoreto de prata e 82% para selantes) e impediu a progressão de metade das cáries (56% para diamino fluoreto de prata e 46 % para selantes).

Impacto positivo durante a pandemia

Sem prevenção, a cárie dentária cresce continuamente se não for tratada. O tratamento de prevenção de cáries CaredAway, realizado pouco antes do fechamento das escolas durante a pandemia, foi notavelmente eficaz nos dois anos seguintes”, disse Richard Niederman, professor do Departamento de Epidemiologia e Promoção da Saúde da Faculdade de Odontologia da NYU, co- investigador principal do CaredAway e autor sênior do estudo.

Não conheço nenhuma outra intervenção preventiva odontológica que tenha tido um impacto tão benéfico durante a pandemia.”

Concluindo

Nossos resultados apoiam o uso do diamino fluoreto de prata para prevenção de cáries em programas de saúde bucal baseados em escolas e oferecem uma oportunidade para expandir o acesso a cuidados críticos de saúde bucal”, disse Ryan Richard Ruff, PhD, professor associado do Departamento de Epidemiologia e Saúde Promoção na Faculdade de Odontologia da NYU, co-investigador principal da CaredAway e primeiro autor do estudo.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Effect of Silver Diamine Fluoride on Caries Arrest and Prevention, Um recurso para paralisar e prevenir cárie em crianças: diamino fluoreto de prata, Effect of Silver Diamine Fluoride on Caries Arrest and Prevention: The CariedAway School-Based Randomized Clinical Trial, Single dose of silver diamine fluoride as effective as dental sealants in preventing 80 percent of cavities

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.