Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Quais as marcas de vacina contra a gripe são confiáveis

    Todo ano, as vacinas contra gripe devem ser atualizadas. Isso porque os subtipos do vírus influenza sofrem mutações constantes – se o imunizante não é ajustado para acompanhar essas alterações, acaba não ajudando muito o corpo a desenvolver anticorpos contra os inimigos da saúde que estão circulando em 2018.

    Daí porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulga anualmente quais marcas de vacina contra essa infecção poderão ser distribuídas ou comercializadas no Brasil. E em 2018 não foi diferente.

    “Os produtos autorizados são os que fizeram as atualizações das cepas dos vírus da doença conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, destaca a Anvisa, em nota.

    Em 2018, os imunizantes autorizados são:

    • Fluarix Tetra – GlaxoSmithKline Brasil Ltda
    • Fluquadri – Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda
    • Influvac – Abbott Laboratórios do Brasil Ltda
    • Vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) – Instituto Butantan
    • Vacina influenza (inativada, subunitária, adjuvada) e Vacina Influenza Trivalente (subunitária, inativada) – Medstar Importação e Exportação Ltda;
    • Vaxigrip – Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.

    Ficar de olho nesses nomes é importante principalmente se você for buscar sua dose em uma consultório particular. Você pode, por exemplo, pedir para quem for aplicar a injeção mostrar a bula ou a embalagem da vacina.

    Vacinas trivalentes ou quadrivalentes

    A diferença é a abrangência da proteção. A versão trivalente – que estará disponível na campanha de vacinação de 2018 – contará com vírus inativados das cepas H1N1, H3N2 (grande responsável pelo surto de gripe nos Estados Unidos) e do tipo B Yamagata.

    Já a quadrivalente ainda protege contra o tipo B Victoria. Essa vacina, entretanto, só está disponível no setor privado.

    Medidas preventivas

    A desinfeção das mãos – seja por lavação ou uso de álcool gel – e uma boa higiene bucal parece ser uma forma eficaz de redução da transmissão do vírus da gripe.

    Uma meta-análise recente indica que fazer gargarejo com chá ou ingredientes do chá (verde e preto) poderá ter um efeito benéfico na prevenção da gripe em comparação com gargarejo com água ou nenhuma atitude. No entanto, os resultados são preliminares.

    O exercício físico antes da vacinação para a gripe não parece ter qualquer impacto na probabilidade de adoecer. Mas quem faz exercício regularmente e de forma moderada apresenta menores índices de mortalidade quando comparado a quem não faz nenhuma atividade física.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Escove seus dentes! Má higiene oral associada ao câncer e outras doenças graves

      A boca é o lar de uma comunidade diversificada de micro-organismos, com mais de 700 espécies identificadas. Novas tecnologias, como a análise de...

      Dentes e gengivas saudáveis: um guia prático

      Saúde bucal é mais importante do que você imagina. Décadas de pesquisa mostraram que a saúde bucal pode impactar significativamente o seu bem-estar...

      É natural e pode ser tão eficaz quanto o omeprazol para azia e má digestão

      É natural e pode ser tão eficaz quanto o omeprazol para azia e indigestão. A dispepsia, também conhecida como azia e indigestão, é...

      Pode haver maior risco de Alzheimer em mulheres que fazem reposição de hormônios na menopausa?

      O uso cíclico e de curto prazo da terapia de estrogênio e progesterona para os sintomas da menopausa está ligado a um aumento...

      Os 10 primeiros surpreendentes sinais de demência

      primeiros sinais de demência

      Adoçantes Artificiais elevam Risco Cardiovascular

      Revisão de estudos recentes alerta que o consumo de adoçantes artificiais pode elevar o risco cardiovascular