Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Quais as marcas de vacina contra a gripe são confiáveis

    Todo ano, as vacinas contra gripe devem ser atualizadas. Isso porque os subtipos do vírus influenza sofrem mutações constantes – se o imunizante não é ajustado para acompanhar essas alterações, acaba não ajudando muito o corpo a desenvolver anticorpos contra os inimigos da saúde que estão circulando em 2018.

    Daí porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulga anualmente quais marcas de vacina contra essa infecção poderão ser distribuídas ou comercializadas no Brasil. E em 2018 não foi diferente.

    “Os produtos autorizados são os que fizeram as atualizações das cepas dos vírus da doença conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, destaca a Anvisa, em nota.

    Em 2018, os imunizantes autorizados são:

    • Fluarix Tetra – GlaxoSmithKline Brasil Ltda
    • Fluquadri – Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda
    • Influvac – Abbott Laboratórios do Brasil Ltda
    • Vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) – Instituto Butantan
    • Vacina influenza (inativada, subunitária, adjuvada) e Vacina Influenza Trivalente (subunitária, inativada) – Medstar Importação e Exportação Ltda;
    • Vaxigrip – Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.

    Ficar de olho nesses nomes é importante principalmente se você for buscar sua dose em uma consultório particular. Você pode, por exemplo, pedir para quem for aplicar a injeção mostrar a bula ou a embalagem da vacina.

    Vacinas trivalentes ou quadrivalentes

    A diferença é a abrangência da proteção. A versão trivalente – que estará disponível na campanha de vacinação de 2018 – contará com vírus inativados das cepas H1N1, H3N2 (grande responsável pelo surto de gripe nos Estados Unidos) e do tipo B Yamagata.

    Já a quadrivalente ainda protege contra o tipo B Victoria. Essa vacina, entretanto, só está disponível no setor privado.

    Medidas preventivas

    A desinfeção das mãos – seja por lavação ou uso de álcool gel – e uma boa higiene bucal parece ser uma forma eficaz de redução da transmissão do vírus da gripe.

    Uma meta-análise recente indica que fazer gargarejo com chá ou ingredientes do chá (verde e preto) poderá ter um efeito benéfico na prevenção da gripe em comparação com gargarejo com água ou nenhuma atitude. No entanto, os resultados são preliminares.

    O exercício físico antes da vacinação para a gripe não parece ter qualquer impacto na probabilidade de adoecer. Mas quem faz exercício regularmente e de forma moderada apresenta menores índices de mortalidade quando comparado a quem não faz nenhuma atividade física.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental