Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

câncer oral

Razões para o atraso do diagnóstico do câncer oral

câncer oral e o atraso no diagnóstico

A grande maioria dos cânceres orais são diagnosticados tardiamente. Conheça as cinco principais razões responsáveis pelo diagnóstico tardio e o que fazer para detectar prematuramente os primeiros sinais e sintomas dessa grave patologia.

O câncer oral e o atraso no diagnóstico é um problema a ser superado.

O câncer de oral continua sendo diagnosticado em estágios avançados, reduzindo as chances de sobrevivência dos pacientes

O objetivo deste estudo canadense foi justamente explorar os motivos da demora no diagnóstico do câncer bucal.

Para isso, as informações foram recuperadas do banco de dados do Alberta Cancer Registry entre 2005 e 2017, selecionando uma amostra de 34 notas de consulta inicial de pacientes com câncer de boca e orofaringe após passagem por todos os protocolos relevantes.

Com base nesses casos, os autores da análise identificaram e descreveram cinco categorias principais de fatores que contribuíram para a detecção tardia dos cânceres de boca e orofaringe:

Intervalo de avaliação: Na maioria dos casos, o tempo decorrido entre o momento em que os pacientes notaram as alterações iniciais na região da cabeça e pescoço até percebê-las como um problema de saúde que os levou a procurar aconselhamento odontológico  ou médico e ser diagnosticado;

Comportamento dos pacientes: Nesse sentido, o comportamento dos pacientes estudados foi variado: apenas alguns procuraram ajuda imediatamente, outros em um período entre 14 e 1000 dias, mas alguns levaram até muitos anos;

Intervalo de diagnóstico: É aqui que os dentistas e médicos de família desempenham um papel fundamental, pois são eles que realizam o exame inicial e detectam lesões potencialmente malignas na cavidade oral. Se houver desconhecimento dos primeiros sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço, diagnóstico equivocado ou escolha inadequada de intervenções e exames médicos, isso contribui para o diagnóstico tardio.

Intervalo de pré-tratamento: ou seja, o período entre a data do diagnóstico definitivo até o paciente receber o primeiro tratamento.

✔ E outros fatores, como comportamentos relacionados à saúde e características do tumor, também influenciaram a detecção tardia.

Segundo os autores da publicação, a tudo isso se soma a falta de conhecimento por parte do paciente.

O que esses resultados mostram, na opinião dos responsáveis ​​pelo estudo, são principalmente duas linhas de ação a seguir:

👉 Ter um plano sustentável para realizar ações de conscientização pública sobre os sinais clínicos do câncer oral e da importância do diagnóstico precoce;

👉 Implementar um currículo amplo e sólido para estudantes de odontologia e medicina que sirva para melhorar seus conhecimentos relacionados ao câncer bucal, sua competência no julgamento clínico e no gerenciamento de tratamentos possíveis e mais adequados.

Apesar de tudo, avanços importantes ainda estão sendo trabalhados, como o caso de um exame PCR que poderia detectar o câncer bucal em apenas 90 minutos e que, por poder ser realizado no consultório odontológico, diminuiria muito os tempos de detecção e diagnóstico.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Retrospective study of factors associated with late detection of oral cancer in alberta: A qualitative study, Factors Associated With Late Detection of Oral Cancer

 

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.