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    Refrigerante faz mal à saúde. Quais as melhores alternativas?

    Victor Hugo Cardoso • mai 10, 2021

    Refrigerante faz mal à saúde bucal e do corpo

    • Refrigerante não é saudável porque contém muito açúcar. Consumir muito refrigerante pode causar ganho de peso, diabetes e problemas cardiovasculares.

      De acordo com os cientistas, incluindo o CDC americano, a maioria das pessoas consome muitos açúcares adicionados, o que pode levar a problemas de saúde.

      Este artigo discute porque o refrigerante é ruim para a saúde das pessoas e sugere bebidas alternativas que se pode escolher.

      Refrigerante é prejudicial à saúde?

    • De acordo com o CDC, o refrigerante não é bom para a saúde humana, principalmente devido a seu teor de açúcar. Muito açúcar pode ter efeitos adversos na saúde de uma pessoa.

      De acordo com a Harvard Health, uma lata de refrigerante de 350 ml contém em torno de 29,4 a 42 gramas de açúcar, o que equivale a 7–10 colheres de chá.

      Consequências do consumo de refrigerantes

    Consumir muitas bebidas adoçadas com açúcar pode levar a:

    • Ganho de peso;
    • Obesidade;
    • Diabetes tipo 2;
    • Doença cardiovascular;
    • Doença renal;
    • Doença hepática não alcoólica;
    • Gota.
    • Consumo de refrigerante e a incidência de cáries
      Pesquisa realizada em 2018 concluiu que pessoas que bebem refrigerante regularmente têm uma chance maior de desenvolver diabetes tipo 2 do que pessoas que não ingerem refrigerante.

      De acordo com a Harvard Health, o refrigerante pode causar ganho de peso. Isso pode ocorrer por vários motivos.

      O refrigerante não faz quem o consome se sentir satisfeito da mesma forma quando consome a mesma quantidade de calorias de alimentos sólidos. Algumas pessoas podem continuar comendo apesar de consumir uma bebida com alto teor calórico.

      Além disso, bebidas com sabor doce podem aumentar o apetite por outros alimentos ricos em calorias.

      O refrigerante também pode causar cáries. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico, as bebidas açucaradas são uma das principais causas de cárie dentária.

      Quando a bactéria na boca quebra o açúcar, ela produz ácido, que acaba atacando a superfície do dente.

      Refrigerante diet faz mal para a saúde?
      Refrigerante diet também não é saudável. O refrigerante diet contém adoçantes artificiais, como aspartame ou sacarina.

      Pesquisa realizada em 2018 apoiou a noção de que refrigerante é um fator de risco para o diabetes. O estudo também descobriu que mudar para refrigerante diet não diminui o risco de desenvolver diabetes. Pode até ser um fator de risco independente.

      Além disso, a pesquisa de 2019 testou o efeito do refrigerante de baixa caloria no esmalte dos dentes. A pesquisa descobriu que tanto os refrigerantes normais quanto os de baixa caloria que continham adoçantes tinham efeitos adversos sobre o esmalte dos dentes.

      Água com gás é prejudicial?
      CDC endossa a água com gás como alternativa às bebidas açucaradas, como refrigerantes. No entanto, certifique-se sempre de que a água com gás não contém açúcar ou outros adoçantes.

      Beber água gaseificada pode ajudar as pessoas a pararem de consumir refrigerantes. A água carbonatada não precisa ser insípida. Estão disponíveis opções que contêm sabores de frutas e minerais adicionados.

      Sempre verifique o rótulo e escolha as variedades que não contêm açúcares adicionados, adoçantes artificiais, cafeína ou sódio.

      Alternativas ao refrigerante
      Especialistas destacam que a melhor opção para saciar a sede é mesmo a água.

      A água é boa para a saúde geral do indivíduo. Pode ajudar o corpo a:

    • Manter uma boa temperatura;
    • Lubrificar as articulações;
    • Favorecer a liberação dos resíduos ao urinar, evacuar e suor;
    • Prevenir cálculos renais;

    Para ajudar as pessoas a consumir mais água, o CDC recomenda:

    • Manter uma garrafa de água fria na geladeira;
    • Adicionar uma porção de lima, pepino, limão ou melancia para dar sabor adicional;
    • Carregar uma garrafa de água reutilizável durante o dia e enchê-la conforme necessário;
    • O suco de fruta é uma opção viável.
      No entanto, também contém muito açúcar, por isso é essencial não consumir muito. Como alternativa ao refrigerante, tente adicionar um quarto ou meia xícara de suco de fruta 100% natural a um pouco de água com gás.

    Pode-se também pode consumir os seguintes com moderação:

    • Café puro;
    • Chá puro;
    • Água com gás;
    • Águas com sabor, mas não adoçadas;

    Sempre leia os rótulos para garantir que as bebidas que contenham açúcar adicionado.

    O CDC observa que os açúcares adicionados devem representar menos de 10% do total de calorias diárias de uma pessoa. Além disso, os menores de 2 anos não devem consumir alimentos ou bebidas que contenham açúcares adicionados.

    Concluindo
    O refrigerante faz mal à saúde. Evidências generalizadas indicam que os refrigerantes diet e adoçados com açúcar podem contribuir para o ganho de peso, cáries dentárias, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.

    Alternativas ao refrigerante estão amplamente disponíveis. Elas incluem água, leite, café, chá e até mesmo sucos de frutas com moderação.

    Prestar atenção às informações nutricionais pode ajudar as pessoas a selecionar bebidas que sejam melhores para sua saúde.

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    Fontes: CDCHarvardOxford academicKorte, A., et al. (2019), Department of Health State of Rhode IslandUniversity of Chicago MedicineNHS 

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