Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Reposição de estrogênio em mulheres pós menopausa diminui risco de doenças gengivais

    Atribuída à redução dos níveis de estrogênios a partir do início da menopausa, algumas mulheres se tornam mais propensas a numerosas questões de saúde, incluindo ondas de calor, mas também as condições mais graves, como a osteoporose, que pode ser controlada pela reposição de estrogênio. Um novo estudo demonstra que este tratamento também poderia diminuir a prevalência de periodontite grave em mulheres após a menopausa.

    O estudo incluiu 492 mulheres na pós-menopausa, 113 dos quais receberam tratamento para osteoporose e 379 que não. Ele mostrou que aquelas que receberam estrogênio sistêmico sozinho ou estrogênio com progesterona e suplementos de cálcio e vitamina D durante pelo menos seis meses tiveram menor perda de aderência periodontal, menos sangramento gengival do que as mulheres sem esse aporte utilizado no tratamento da osteoporose. Em especial, a prevalência de periodontite grave foi 44% menor no grupo de tratamento da osteoporose do que no grupo controle.

    O que o estudo demonstra

    “Este estudo demonstra que a terapia com estrogênio, que provou ser eficaz na prevenção da perda óssea, também pode evitar o agravamento da doença das gengivas e dentes. Todas as mulheres, mas especialmente aquelas com baixos níveis de estrogênio ou que estejam em tratamento com bifosfonato para osteoporose, devem ter um cuidado redobrado com a saúde seus dentes bem como aderir a um estilo de vida mais saudável”, concluiu o prof. In Joan Pinkerton, diretor executivo da Sociedade Norte Americana de Menopausa.

    O estudo intitulado “Associação entre tratamento da osteoporose e periodontite grave em mulheres na pós-menopausa,” foi publicado online antes da impressão em 20 de fevereiro no Menopause, o periódico da Sociedade Norte Americana de Menopausa. O estudo foi realizado em várias instituições científicas e de saúde do estado no Brasil em colaboração com a State University of New York.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...