Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Respingos de instrumentos rotativos durante cirurgia bucal aumentam o risco de infecção

Estudo inédito da Faculdade de Odontologia da Universidade de Minnesota examinou os padrões de contaminação por respingos criados por instrumentos rotativos e de irrigação durante cirurgias bucais. O estudo observou que os respingos de instrumentos rotativos podem espalhar gotículas de fluidos corporais, aumentando o risco de infecção para profissionais e pacientes.

Como o estudo foi realizado

O estudo envolveu um experimento com manequins nos consultórios de cirurgia oral e maxilofacial da Universidade de Minnesota. Os pesquisadores simularam a extração cirúrgica de quatro molares em quadrantes diferentes com um operador e um assistente com quatro combinações de operações: solução salina com broca autoirrigável, água oxigenada com broca autoirrigável, solução salina com irrigação manual ou peróxido de hidrogênio com irrigação manual.

Resultados

O estudo descobriu que a maior presença de respingos ocorreu no tórax do paciente, seguido do protetor facial do auxiliar. A proteção facial do operador também ficou respingada, assim como as máscaras faciais e os cantos da sala cirúrgica.

A diferença entre a irrigação assistida e as brocas autoirrigáveis ​​foi marginalmente significativa, mas constatou-se que o uso de peróxido de hidrogênio como irrigante em vez de solução salina aumentou a área de respingos de gotículas.

O que o estudo sugere

Os resultados do estudo sugerem que os respingos de instrumentos rotativos podem ser um importante fator de risco para a transmissão de infecções durante a cirurgia oral. O uso de peróxido de hidrogênio como irrigante parece aumentar ainda mais o risco de infecção.

Os resultados desse estudo fornecem informações importantes para melhorar a segurança na cirurgia bucal. Os profissionais de saúde devem estar cientes do potencial de respingos durante a cirurgia e tomar medidas para reduzir o risco de infecção.

Recomendações

Com base nos resultados do estudo, os autores recomendam as seguintes medidas para reduzir o risco de infecção durante a cirurgia oral:

  • Use irrigação manual em vez de brocas autoirrigáveis.
  • Use solução salina em vez de peróxido de hidrogênio como irrigante.
  • Use equipamentos de proteção individual, incluindo máscaras faciais, viseiras e luvas.

Próximos passos

Os autores sugerem que estudos adicionais sejam realizados para investigar os efeitos dos irrigantes e dos métodos de irrigação na carga viral e na estabilidade da superfície dos vírus.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: First-of-its-kind splatter study examines infection control during oral surgery, Splatter generated by oral surgery irrigation and its implication for infection control, First-of-its-kind splatter study examines infection control during oral surgery, Estudo inédito examina o controle de infecções durante cirurgia oral

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.