Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Saúde bucal, 5 hábitos que podem melhorar sua qualidade de vida

    A saúde bucal influencia diretamente na qualidade de vida, justamente por isso é comum que o sorriso seja visto como o cartão de visitas, e ele realmente é.

    Além dos fatores estéticos, o sorriso possui uma grande relevância, inclusive no funcionamento do organismo.

    Isso porque, considerando a função de mastigação, os dentes auxiliam no processo digestivo, fazendo com que os fluxos do corpo ocorram com total eficácia e harmonia.

    Neste artigo separamos 5 hábitos que podem melhorar a sua qualidade de vida a partir da sua saúde bucal.

    Tenha uma alimentação saudável

    A alimentação influencia no organismo de modo geral, inclusive na saúde bucal.

    Justamente por isso escolher os alimentos que são ricos em nutrientes e que auxiliam na proteção contra as bactérias é importante.

    As mudanças podem acontecer de forma gradual, começando a consumir menos guloseimas ou opções açucaradas, dando preferência aos alimentos que possuam açúcar natural.

    Dessa maneira você evitará as cáries nos dentes e as doenças periodontais.

    Já para aqueles que apresentam maior sensibilidade ou usam dentaduras e implante dental , uma opção é consumir salada de frutas para amenizar os danos.

    Também aposte em legumes e verduras, pois eles são os principais amigos da saúde dental, fortalecendo o esmalte do dente e garantindo mais resistência.

    Visite o dentista regularmente

    Por estarmos familiarizados com a escovação desde crianças, quando mencionamos visitas aos dentistas é muito comum que elas sejam adiadas.

    Ao menos uma vez ao ano nos dirigimos aos hospitais ou clínicas particulares para realizarmos os check-ups, para garantir o pleno funcionamento da saúde e do corpo.

    No entanto, quando falamos de saúde bucal, só procuramos um dentista em momentos em que há o surgimento de dor.

    Apesar disso, a orientação é que realizemos no mínimo duas visitas anuais a uma clínica, tanto para avaliações de rotina como para realizar tratamentos estéticos, como a busca por clareamento consultório .

    Afinal, é preciso analisar como se encontra a nossa saúde dentária, desde a raiz dos dentes, até em como ela pode impactar a autoestima.

    Tenha um kit de higienização bucal para viagem

    Durante a correria do dia a dia, muitas vezes não damos atenção a higiene correta da nossa boca.

    Por isso, sempre tenha um kit de higienização de viagem para levar para o seu trabalho e em reuniões com seus amigos.

    É extremamente desconfortável finalizar uma refeição e continuar com os dentes repletos de restos de comida.

    O desconforto não é apenas para quem se alimentou, mas também acaba trazendo um incômodo para aqueles que estão próximos.

    Assim, não hesite em andar com o kit de higienização bucal com uma escova, pasta com flúor e fio dental, para evitar a proliferação de bactérias de forma efetiva.

    Evite fumar e beber

    O tabagismo e o uso excessivo de bebidas alcoólicas são grandes vilões da saúde bucal.

    Isso porque eles são capazes de desenvolver com mais facilidade doenças gengivais extremamente graves.

    Tais doenças, quando não tratadas, podem evoluir e atingem o organismo, como a gengivite que pode desencadear uma série de problemas cardiovasculares.

    Assim, se quiser ter uma saúde bucal equilibrada, é importante rever esses hábitos e fazê-los com moderação.

    1. Escove os dentes e passe o fio dental regularmente

    A proliferação de bactérias só acontece quando a escovação demora um longo período para acontecer.

    Assim, escovar os dentes após as refeições e fazer o uso do fio dental ao menos uma vez ao dia é extremamente importante para evitar bactérias causadoras de diversas doenças.

    O correto é que a escovação seja realizada 30 minutos após a ingestão de qualquer alimento. Apesar disso, devido à correria, é normal que algumas pessoas acabem abrindo mão desse cuidado.

    Por conta disso, é importante priorizar pelo menos as três escovações principais, que são café da manhã, almoço e janta.

    Esse processo deve ser feito com movimentos circulares e após a escovação o indicado é passar fio dental e fazer uso de enxaguante para finalizar os cuidados.

    Dessa maneira, você garante que o esmalte dos dentes continue intacto, mantendo o aspecto de “dente branquinho” tão almejado.

    Bônus: cuidados e procedimentos estéticos

    Com relação ao aspecto de brilho mencionado, além dos hábitos essenciais para o cuidado dental pode-se recorrer à outros tratamentos como o clareamento dental com moldeira .

    Ou seja, é possível realizar os procedimentos de profilaxia essenciais de rotina e após eles recorrer ao clareamento para otimizar ainda mais os resultados obtidos.

    Esse tratamento traz diversos benefícios para o paciente e pode ser feito tanto com o dentista como em casa, após as indicações do profissional e seu devido acompanhamento. Assim, ainda há a vantagem de fazê-lo com mais conforto.

    Ainda com relação aos tratamentos estéticos, um que vem se destacando é a colocação de lente de contato dental . Neste caso, há ainda mais o destaque ao aspecto de limpeza e brilho, o que impacta diretamente na auto imagem do paciente e em sua autoestima.

    Nesse processo é possível colocar uma película de porcelana, bem como outros materiais, sobre os dentes, padronizando o sorriso e “harmonizando” a dentição em tamanho e cor.

    Assim, é um procedimento essencialmente estético, mas que pode proteger o desgaste dental e impacta diretamente na saúde mental.

    Vale ressaltar que antes de realizar qualquer procedimento estético odontológico é necessária uma avaliação técnica com o profissional, onde ele vai constatar os melhores procedimentos de acordo com a sua necessidade.

    Colocando em prática todas as dicas apresentadas neste artigo, você terá uma saúde bucal muito mais eficiente, evitando dores e desconfortos causados pela falta de higiene e proliferação de bactérias.

    Contudo, cabe ressaltar que apesar dos cuidados e hábitos é essencial visitar o dentista regularmente para garantir o pleno funcionamento e a saúde bucal. Cuide do seu sorriso, afinal ele é um investimento para toda vida.

    Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Vue Odonto.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Face @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Novo Antibiótico: Uma Inovação Promissora para a Odontologia

      Hoje falaremos sobre uma descoberta que pode revolucionar o tratamento das infecções odontológicas. Recentemente, foi desenvolvido um novo antibiótico que representa um avanço...

      Um elixir que pode combater a periodontite: conheça o elixir de Matcha.

      Hoje vamos conversar sobre uma descoberta que pode contribuir para o tratamento da periodontite.Vocês já ouviram falar do elixir oral de Matcha? Pois...

      Gel de lidocaína: uma técnica anestésica útil para a terapia periodontal não cirúrgica

      Hoje compartilharemos com vocês uma descoberta interessante na área da odontologia. Recentemente um estudo publicado no Journal of Periodontology destacou a eficácia do gel...

      Bruxismo e TEPT: Ranger os dentes pode ser sinal de estresse pós-traumático

      Hoje vamos compartilhar com vocês algumas informações interessantes sobre um tema que pode afetar muitas pessoas: o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e...

      Magnificação na Odontologia Moderna: Abrindo Caminhos para Precisão e Conforto

      Hoje vamos abordar  um assunto muito importante na odontologia moderna: a magnificação. É incrível como essa tecnologia tem se mostrado um aliado indispensável,...

      Odontologia restauradora: solução Inovadora para Dentes Pilares Não Paralelos

      No dinâmico cenário da odontologia, um avanço significativo surge para enfrentar um desafio persistente enfrentado por pacientes e profissionais: dentes pilares não paralelos....