Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Sensibilidade ao gosto amargo pode prever o resultado cirúrgico em pacientes com sinusite

    Nova pesquisa do Monell Chemical Senses Center e da Perelman School of Medicine da University of Pennsylvania na Filadélfia sugere que os médicos poderão em breve ser capazes de usar um simples teste de sabor para prever o resultado da cirurgia sinusal. A equipe de pesquisa identificou um biomarcador genético – um receptor de gosto amargo – que melhor prevê o resultado pós-cirúrgico em certos pacientes de rinossinusite crônica.
     27
    A rinossinusite crônica (CRS) afeta mais de 35 milhões de americanos e conta com prescrições de antibióticos para um em cada cinco adultos anualmente. A cada ano, mais de meio milhão de doentes com CRS não respondem aos antibióticos ou outros medicamentos e escolhem ser submetidos à cirurgia sinusal.
     
    “A cirurgia sinusal é uma cirurgia muito comumente realizada porque ajuda a grande maioria dos doentes de sinusite, mas ainda não entendemos por que razão algumas pessoas obtêm melhoras modestas, enquanto outros obtêm excepcional melhoria em seus sintomas”, disse o principal autor do estudo, Dr. Nithin D. Adappa, Professor Assistente de Otorrinolaringologia (Cirurgia de Cabeça e Pescoço) na Faculdade de Medicina Perelman. “Se pudéssemos prever o nível de melhora de cada indivíduo, baseado em uma diferença genética inata, isso iria contribuir para a definição de expectativas realistas para nossos pacientes, o que é um fator importante no aconselhamento a eles sobre cirurgia”.
     
    O biomarcador genético que os pesquisadores examinaram é o sabor amargo receptor T2R38. A equipe de pesquisa já havia demonstrado que o T2R38 também é encontrado nas vias aéreas superiores, onde ele defende contra infecção bacteriana. “Este estudo surge a partir de nossos trabalhos anteriores que sugerem que as pessoas com determinadas diferenças inatas em seu código genético para T2R38 poderiam ser melhores na luta contra certos tipos de infecções respiratórias”, disse o autor do estudo Dr. Noam Cohen, Professor Associado de Otorrinolaringologia (Cirurgia de Cabeça e Pescoço) da faculdade de medicina. “Portanto nos interrogávamos se esta diferença genética específica, em ser capaz de combater a infecção, correlacionada com o grau de melhora após a cirurgia. Na verdade, isso é precisamente o que temos encontrado”.
     
    O estudo atual seguiu 123 pacientes de CRS que não responderam ao tratamento médico convencional e tinham escolhido serem submetidos à cirurgia endoscópica funcional dos seios paranasais. A presença do biomarcador T2R38 foi determinada geneticamente através de sequenciamento de DNA. Além disso, os pacientes foram solicitados para saborear um determinado composto químico amargo chamado phenylthiocarbamide (PTC) e reportar suas sensações. Os pacientes que tinham o biomarcador acharam a solução de PTC altamente amarga e desagradável. Em contraste, os pacientes sem a variante genética que gera o receptor T2R38 frequentemente não podiam distinguir o PTC da água.
     
    Os pesquisadores avaliaram a evolução do paciente um, três e seis meses após a cirurgia utilizando o Sino-Nasal Outcome Test, uma escala comumente usada para medir os sintomas nasais e estado geral de saúde e relacionados à qualidade de vida. Os pacientes que foram mais sensíveis ao PTC – e portanto ao gosto amargo – relataram respirar mais facilmente pelo nariz, tendo menos infecções subsequentes, e dormir mais descansados seis meses após a cirurgia do que aqueles pacientes que foram menos sensíveis, a equipe relatou.
     
    “O mesmo receptor amargo que responde a um composto de sabor amargo na boca também responde às substâncias químicas secretadas por bactérias nas vias aéreas. Este impulso imune pode ajudar as pessoas mais sensíveis ao amargo a se recuperarem e se sentirem melhor pós-cirurgia,” explicou a autora do estudo Dra. Danielle Reed, uma geneticista comportamental do Monell.
     
    “O próximo passo é pedir a outros otorrinolaringologistas para correlacionarem os resultados cirúrgicos ao sequenciamento de DNA de T2R38 e/ou testes de gosto amargo para confirmar nossos achados e determinar se esse efeito ocorre em pessoas em várias regiões geográficas, bem como pacientes de outros grupos raciais e étnicos, desde que nossos pacientes eram principalmente americanos de descendência européia”, Adappa concluiu.
     
    O estudo intitulado “O genótipo TAS2R38 prediz o resultado cirúrgico em rinossinusite crônica nonpolypoid,” foi publicado online antes da impressão em 12 de novembro de 2015, no International Forum of Allergy & Rhinology.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema