Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Subir escadas pode ajudá-lo a viver mais

    Procurando uma maneira simples de melhorar a saúde do seu coração e viver mais?
    Os cientistas descobriram uma solução surpreendente: subir escadas!

    É o que nos assegura um novo estudo que vem do Reino Unido, essa atividade regular pode reduzir o risco de morte por doenças cardíacas e de outras causas. Incrível, não é?

    A pesquisa

    A pesquisa, apresentada no ESC Preventive Cardiology 2024, um congresso científico da Sociedade Europeia de Cardiologia, revelou que escolher as escadas em vez do elevador ou escada rolante pode trazer benefícios significativos para a saúde do coração.
    Segundo a autora do estudo, Sophie Paddock, subir escadas é uma maneira simples e eficaz de cuidar do coração.
    O melhor de tudo é que qualquer atividade física conta para atingir a meta semanal de atividades recomendada. As diretrizes atualizadas de atividade física dos EUA afirmam que qualquer atividade, mesmo que seja uma caminhada rápida pelo estacionamento ou aspirar a casa, pode contribuir para nossas metas diárias. Portanto, mesmo períodos curtos de subir escadas podem ser uma meta alcançável e benéfica para a saúde.

    Reduz risco de morte em até 40%

    Infelizmente, a maioria dos adultos não pratica a quantidade recomendada de atividade física. Apenas cerca de 1 em cada 4 adultos nos Estados Unidos atinge as metas semanais recomendadas. No entanto, subir escadas pode mudar esse cenário. Os pesquisadores descobriram que essa atividade reduziu o risco de morte em quase 40%.

    Para chegar a esses resultados, os pesquisadores conduziram uma meta-análise de nove estudos com quase meio milhão de participantes.
    A conclusão foi clara: subir escadas está associado a um risco 24% menor de morte por qualquer causa e a uma probabilidade 39% menor de morte por doença cardíaca.
    Além disso, a atividade também reduz o risco de doenças cardíacas, como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.

    Poucos passos, muitos benefícios

    Incorporar a subida de escadas em nossa rotina diária pode trazer benefícios significativos para a saúde do coração. E o melhor é que não há necessidade de equipamentos especiais ou mesmo de se matricular em uma academia. Subir escadas é uma atividade facilmente acessível e eficiente para todos.

    Respeitar as limitações individuais é importante

    Claro, é importante respeitar as limitações do nosso corpo. Se tivermos condições de saúde que dificultem a subida de escadas, devemos consultar um médico antes de iniciar essa ou qualquer outro tipo de atividade física.
    Por exemplo, pessoas com doença valvular grave, insuficiência cardíaca grave, doenças pulmonares subjacentes ou problemas articulares debilitantes devem ter muito cuidado ao subir escadas e só devem fazê-lo com autorização e orientação de seu médico.

    A viagem mais longa começa com o primeiro passo ou degrau

    Começar a subir escadas pode parecer um desafio, mas é algo que se pode fazer gradualmente. Podemos começar com um ou dois lances de escada e ir aumentando gradativamente à medida que se adquire mais resistência. Não há um número ideal de escadas a serem subidas diariamente, mas estudos sugerem que cinco a seis lances por dia são suficientes para proteger o coração.

    Não tome iniciativa sem antes consultar seu médico

    Se ficarmos sem fôlego após subir um ou dois lances de escada, é importante discutir isso com seu médico. A falta de ar pode ser causada por problemas médicos significativos, como pressão alta não controlada ou condições não diagnosticadas. Por isso, é fundamental obter um diagnóstico adequado e sinal verde de seu médico parar iniciar as atividades.

    Rotina de vida saudável: mais saúde e qualidade de vida

    Uma simples mudança que pode trazer muitos benefícios
    Então, vamos aproveitar os benefícios simples e acessíveis de subir escadas.
    Cuidar do nosso coração pode ser tão fácil quanto escolher as escadas em vez do elevador. Vamos adotar essa atividade em nossa rotina diária e colher os benefícios para uma vida mais saudável e longa.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Physical Activity Guidelines, 2nd Edition, Physical Activity Among Adults Aged 18 and Over: United States, 2020, Taking the Stairs Could Help You Live Longer, Song Z et al. Daily Stair Climbing, Disease Susceptibility, and Risk of Atherosclerotic Cardiovascular Disease: A Prospective Cohort Study

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Um sorriso para a vida toda

      Imagine que sua próxima visita ao dentista pode ser mais importante do que simplesmente evitar cáries ou melhorar o sorriso. De acordo com...

      Xilitol: o adoçante popular e seus efeitos na saúde cardiovascular

      Estudo recente evidenciou riscos potenciais do uso de xilitol, um substituto do açúcar comum, nos alimentos dietéticos e em muitos preparos de cuidados...

      São Paulo proíbe amálgama: novo marco na odontologia

      A odontologia sempre foi uma área em constante evolução, buscando o que há de mais seguro e eficaz para o tratamento dos pacientes....

      Perda de dentes e risco cardíaco: a surpreendente conexão

      Uma nova revisão sistemática sugere uma forte relação entre a saúde bucal e a saúde cardiovascular. O estudo, publicado recentemente no Journal of...

      O Perigo oculto do creme dental com carvão

      Usar creme dental com carvão para clarear os dentes pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Embora essa apresentação de creme dental tenha...

      Álcool e saúde bucal: a combinação perigosa que você não sabia

      A exposição persistente ao álcool pode induzir gengivite necrosante, periodontite e estomatite, sugere estudo publicado no periódico científico Cureus em junho de 2024....