Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Tenda dobrável para atendimento odontológico seguro durante a pandemia

    Os tratamentos dentários são realizados bem próximos à boca e ao nariz dos pacientes.

    Os procedimentos geralmente estão relacionados à geração de aerossóis, bem como ao manuseio de fluidos orais e sangue.

    Isso coloca os dentistas em alto risco de exposição ao COVID-19 e a outras doenças infecciosas críticas.

    Tenda dobrável para atendimento odontológico seguro

    Pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) desenvolveram um escudo portátil com formato de tenda para evitar a propagação de saliva e aerossóis gerados durante procedimentos odontológicos.

    A Tenda Dentária para Redução de Gotas e Aerossóis (Dental DART) pode ser colocada ao redor da cabeça do paciente. Serve como uma barreira para proteger dentistas, auxiliares e pacientes da exposição direta e indireta a doenças infecciosas como a COVID-19. Além disso, essa tenda limita a disseminação de aerossóis em superfícies ambientais, diminuindo a disponibilidade de patógenos e potencial contaminação cruzada.

    Este dispositivo é uma adaptação do DART, uma inovação anterior da NUS que protege os profissionais de saúde quando realizam procedimentos que geram gotas e aerossóis, como intubação e extubação.

    “O Dental DART é uma evolução de design e foi desenvolvido para proteger dentistas e seus pacientes de potenciais agentes infecciosos presentes nos aerossóis que são gerados durante procedimentos odontológicos”, disse o professor Freddy Boey, pesquisador líder deste projeto.

    Como funciona a tenda dobrável (DART)

    O Dental DART é um escudo transparente com uma profundidade de 54 centímetros em sua base e 64 centímetros de altura.

    Sua largura é ajustável entre 60 e 70 centímetros, para se adequar a cadeiras odontológicas de diferentes tamanhos.

    Ele vem com três portas de acesso, para dentistas e auxiliares alcançarem e realizarem procedimentos odontológicos com segurança.

    A barraca é acoplada a bombas de vácuo disponíveis em cadeiras odontológicas. Este sistema remove com segurança o ar contaminado da barraca, direcionando-o para o sistema de limpeza. Isso diminui a quantidade de materiais contaminados em contato com as mãos, braços e instrumentos do dentista.

    “Demoramos três meses para encontrar um modelo ideal. Tivemos que projetar ‘dobradiças universais‘ que permitissem que o dispositivo se adequasse a todos os modelos de cadeiras odontológicas.

    Criamos um design adequado que permite dobrabilidade, bem como incorporar posições adequadas para as portas de acesso”, compartilhou o Sr. Sudarshan Anantharaman, co-inventor dessa inovação.

    Testes realizados com o Dental DART

    O Dental DART foi testado em um ambiente clínico medindo o conteúdo bacteriano na superfície da luz da cadeira odontológica e na proteção facial usada pelo dentista. Os testes foram realizados antes e depois dos procedimentos de dimensionamento – que são conhecidos por aumentar significativamente a contaminação do ar.

    Resultados

    Os resultados mostraram que não houve aumento no número de bactérias viáveis ​​nessas superfícies após o tratamento com o uso do DART Dental. Por outro lado, sem o uso da barraca, houve um aumento significativo da contaminação em 14 vezes.

    “O equipamento de proteção individual, ou EPI, pode ser infectado após ser exposto a aerossóis de procedimentos odontológicos. O uso do Dental DART pode diminuir a exposição do PPE a aerossóis e prevenir contaminação ambiental adicional no momento em que os dentistas removem seus braços, mãos e instrumentos da tenda”, disse o professor associado Vinicius Rosa, também co-inventor do dispositivo.

    Visitas mais seguras ao dentista

    Bureau of Labor Statistics classificou os dentistas na classe de trabalhadores com maior risco de contaminação por COVID-19 devido à grande proximidade de indivíduos e exposição a doenças.

    Além disso, outros agentes infecciosos responsáveis ​​por pneumonite, gripe, hepatite, infecções cutâneas e oculares também podem ser transmitidos durante procedimentos odontológicos de rotina.

    A odontologia é um serviço essencial e tem sofrido tremendamente desde o início desta pandemia. Muitos prestadores de serviços odontológicos em Cingapura impuseram uma proibição total dos procedimentos de geração de aerossol durante o surto de COVID-19.

    Embora impor tal medida extrema seja compreensível, também deixou milhares de pessoas sem tratamento adequado. Nosso Dental DART pode ajudar a fornecer um ambiente mais seguro na clínica odontológica e diminuir a ansiedade e angústias psicológicas impostas pela pandemia COVID-19 a todas as partes envolvidas”, explicou outro co-inventor do dispositivo Professor Mandeep Singh Duggal, da NUS Faculty of Dentistry.

    O DART é um dispositivo relativamente simples que esperamos possa vir a inspirar desenvolvedores brasileiros para oferta em nosso país.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Face @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fonte: Universidade de Singapura

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Capa do artigo da Dentalis chamado: Como a Dentalis ajuda na gestão financeira do seu consultório?

      Como a Dentalis ajuda na gestão financeira do seu consultório?

      Um software de gestão pode entregar diversos benefícios funcionais para o seu consultório. Um dos mais significativos é a melhoria da gestão financeira....

      Estudo – Implantes de titânio ou zircônia: qual deles os pacientes relatam menos dor?

      Um estudo recente traz uma informação muito importante para os implantodontistas e seus pacientes.Esse estudo comparou a dor e o desconforto causados por...

      Descobertas Recentes: Saúde Bucal e Doenças intestinais estão Conectadas

      Algumas descobertas recentes e bem interessantes confirmam que problemas de saúde bucal têm uma forte ligação com doenças inflamatórias intestinais (DII). E adivinha...

      Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Bucal de Mulheres Pós-Menopausa

      Mulheres com idade mais avançada e portadoras de doença renal crônica estão mais expostas ao risco da perda de dentes a ponto de...

      Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

      A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

      Alerta para os riscos do Xilitol – Novo Estudo

      Um recente estudo, publicado no European Heart Journal, revelou uma ligação preocupante entre o consumo de xilitol, um adoçante de baixas calorias, e...