Uma maçã por dia afasta o risco de ter de ir ao médico?

Uma conhecida expressão americana diz que “An Apple a Day Keeps the Doctor Away” (Uma Maçã por Dia Afasta o Risco de ter de Ir ao Médico).

Essa frase foi falada a primeira vez em 1913. Ela foi baseada em um provérbio de Pembrokeshire originado em 1866. Pembrokeshire é um condado no sudoeste do País de Gales.

Na verdade, a revista Notes and Queries foi a primeira a publicar a citação original: “Coma uma maçã por dia ao ir para a cama e você evitará que o médico ganhe o pão.”

A pesquisa comenta que comer mais maçãs pode não estar realmente associado a menos visitas ao médico.

No entanto, adicionar maçãs à sua dieta pode ajudar a melhorar vários aspectos de sua saúde.

Este artigo examina mais de perto se comer uma maçã por dia pode realmente ajudar a manter a sua saúde em dia.

Uma maçã por dia – Benefícios à saúde

As maçãs contam com nutrientes importantes, incluindo fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Uma maçã média fornece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 95 cal;
  • Carboidratos: 25 gramas;
  • Fibras: 4,5 gramas;
  • Vitamina C: 9% do valor diário (VD);
  • Cobre: 5% do VD;
  • Potássio: 4% do VD;
  • Vitamina K: 3% do VD.

Em particular, a vitamina C atua como um antioxidante para neutralizar compostos prejudiciais. São compostos conhecidos como radicais livres.
A ação anti-radical livres 
protege contra doenças.

As maçãs também são uma grande fonte de antioxidantes como a quercetina, ácido cafeico e epicatequina.

Uma maçã por dia – uma força para a saúde do coração

Estudos revelam que comer mais maçãs pode estar associado a um risco menor de várias condições crônicas, incluindo doenças cardíacas.

Na verdade, um estudo com mais de 20.000 adultos observou que o consumo abundante de frutas e vegetais de polpa branca, incluindo maçãs, se mostrou relacionado a um risco menor de derrame.

Isso pode ser devido à presença de flavonoides encontrados nas maçãs. Flavonoides são compostos que comprovadamente reduzem a inflamação e protegem a saúde do coração.

As maçãs também contém muita fibra solúvel. As fibras solúveis ajudam a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Ambos são fatores de risco para doenças cardíacas.

Uma maçã por dia – Dose de compostos que previnem o câncer

As maçãs contêm vários compostos que podem ajudar a prevenir a formação de câncer, incluindo antioxidantes e flavonoides.

De acordo com uma revisão de 41 estudos, consumir uma quantidade maior de maçãs foi associado a uma diminuição do risco de desenvolver câncer de pulmão.

Outro estudo observou descobertas semelhantes. No caso, relatando que o consumo de maçãs estava vinculado a um menor risco de câncer colorretal.

Outra pesquisa sugere que uma dieta rica em frutas e vegetais pode proteger contra o câncer de estômago, cólon, pulmão, cavidade oral e esôfago.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar os efeitos potenciais anticâncer das maçãs e determinar se outros fatores podem estar envolvidos.

Outros benefícios relacionados ao consumo de maçã

Uma maçã por dia, entendido como consumo regular, se mostrou associado a vários outros benefícios à saúde que podem ajudar a mantê-lo (a) longe do consultório médico. Como exemplificado a seguir:

Concluindo

As maçãs são altamente nutritivas e estão associadas a vários benefícios à saúde. Dentre eles, a melhora da saúde cardíaca e a redução do risco de certos variedades de câncer.

Embora comer mais maçãs possa não estar literalmente associado a menos visitas ao médico, as maçãs são ricas em nutrientes e oferecem vários benefícios para a prevenção de doenças e saúde a longo prazo. Além das maçãs, muitas outras frutas e vegetais fornecem um conjunto semelhante de nutrientes e benefícios para a saúde. Dietas saudáveis são ótimas para o organismo e também para a saúde das gengivas.

Sugestões de leitura

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?