Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Uma maçã por dia afasta o risco de ter de ir ao médico?

    Uma conhecida expressão americana diz que “An Apple a Day Keeps the Doctor Away” (Uma Maçã por Dia Afasta o Risco de ter de Ir ao Médico).

    Essa frase foi falada a primeira vez em 1913. Ela foi baseada em um provérbio de Pembrokeshire originado em 1866. Pembrokeshire é um condado no sudoeste do País de Gales.

    Na verdade, a revista Notes and Queries foi a primeira a publicar a citação original: “Coma uma maçã por dia ao ir para a cama e você evitará que o médico ganhe o pão.”

    A pesquisa comenta que comer mais maçãs pode não estar realmente associado a menos visitas ao médico.

    No entanto, adicionar maçãs à sua dieta pode ajudar a melhorar vários aspectos de sua saúde.

    Este artigo examina mais de perto se comer uma maçã por dia pode realmente ajudar a manter a sua saúde em dia.

    Uma maçã por dia – Benefícios à saúde

    As maçãs contam com nutrientes importantes, incluindo fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

    Uma maçã média fornece os seguintes nutrientes:

    • Calorias: 95 cal;
    • Carboidratos: 25 gramas;
    • Fibras: 4,5 gramas;
    • Vitamina C: 9% do valor diário (VD);
    • Cobre: 5% do VD;
    • Potássio: 4% do VD;
    • Vitamina K: 3% do VD.

    Em particular, a vitamina C atua como um antioxidante para neutralizar compostos prejudiciais. São compostos conhecidos como radicais livres.
    A ação anti-radical livres 
    protege contra doenças.

    As maçãs também são uma grande fonte de antioxidantes como a quercetina, ácido cafeico e epicatequina.

    Uma maçã por dia – uma força para a saúde do coração

    Estudos revelam que comer mais maçãs pode estar associado a um risco menor de várias condições crônicas, incluindo doenças cardíacas.

    Na verdade, um estudo com mais de 20.000 adultos observou que o consumo abundante de frutas e vegetais de polpa branca, incluindo maçãs, se mostrou relacionado a um risco menor de derrame.

    Isso pode ser devido à presença de flavonoides encontrados nas maçãs. Flavonoides são compostos que comprovadamente reduzem a inflamação e protegem a saúde do coração.

    As maçãs também contém muita fibra solúvel. As fibras solúveis ajudam a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Ambos são fatores de risco para doenças cardíacas.

    Uma maçã por dia – Dose de compostos que previnem o câncer

    As maçãs contêm vários compostos que podem ajudar a prevenir a formação de câncer, incluindo antioxidantes e flavonoides.

    De acordo com uma revisão de 41 estudos, consumir uma quantidade maior de maçãs foi associado a uma diminuição do risco de desenvolver câncer de pulmão.

    Outro estudo observou descobertas semelhantes. No caso, relatando que o consumo de maçãs estava vinculado a um menor risco de câncer colorretal.

    Outra pesquisa sugere que uma dieta rica em frutas e vegetais pode proteger contra o câncer de estômago, cólon, pulmão, cavidade oral e esôfago.

    No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar os efeitos potenciais anticâncer das maçãs e determinar se outros fatores podem estar envolvidos.

    Outros benefícios relacionados ao consumo de maçã

    Uma maçã por dia, entendido como consumo regular, se mostrou associado a vários outros benefícios à saúde que podem ajudar a mantê-lo (a) longe do consultório médico. Como exemplificado a seguir:

    Concluindo

    As maçãs são altamente nutritivas e estão associadas a vários benefícios à saúde. Dentre eles, a melhora da saúde cardíaca e a redução do risco de certos variedades de câncer.

    Embora comer mais maçãs possa não estar literalmente associado a menos visitas ao médico, as maçãs são ricas em nutrientes e oferecem vários benefícios para a prevenção de doenças e saúde a longo prazo. Além das maçãs, muitas outras frutas e vegetais fornecem um conjunto semelhante de nutrientes e benefícios para a saúde. Dietas saudáveis são ótimas para o organismo e também para a saúde das gengivas.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...