Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Uso de dentadura eleva risco de pneumonia?

Pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, começaram seu estudo coletando amostras de tecido da boca, língua e dentaduras de um grupo de pacientes hospitalizados que apresentavam pneumonia e usavam dentaduras. Eles então as compararam com amostras coletadas de pacientes com dentaduras em lares de idosos que não tinham pneumonia.

Eles então analisaram as amostras para identificar a abundância e as bactérias presentes nas amostras. Os pesquisadores estavam procurando micróbios que pudessem causar pneumonia e se havia alguma diferença significativa entre os dois grupos.

A surpresa dos pesquisadores

Esperávamos ver uma diferença, mas ficamos surpresos ao observar 20 vezes o número de bactérias potencialmente causadoras de pneumonia em dentaduras de pessoas com pneumonia, em comparação com pessoas sem pneumonia“, afirmou o Dr. Josh Twigg, principal autor do estudo.

O Dr. Twigg e sua equipe especulam que as dentaduras podem desempenhar um papel na causa da pneumonia.

Se elas não forem higienizadas adequadamente, podem fornecer uma nova superfície onde os micróbios causadores de doenças podem colonizar e se reproduzir.

As pessoas que usam dentaduras podem estar aspirando (inalando) saliva contendo bactérias e outros agentes nocivos para os pulmões, e potencialmente gerar um processo infeccioso como a pneumonia.

Pneumonias

A pneumonia é uma inflamação do trato respiratório inferior que pode ser causada por uma variedade de micróbios. Afeta desproporcionalmente pacientes com mais de 65 anos e, conforme a Asthma + Lung UK, mais de 25.000 pessoas morrem de pneumonia no Reino Unido a cada ano.

Agora, uma nova pesquisa publicada no Journal of Medical Microbiology identificou uma possível ligação entre o uso de dentaduras e pneumonia.

No entanto, embora este estudo identifique uma possível conexão, o Dr. Twigg alerta: “Você certamente não poderia dizer que as pessoas contraíram pneumonia porque usavam dentaduras. Não é algo tão direto ou simples como possa parecer. É isto sim um conjunto de eventos que compõe um quebra-cabela que precisa ser desvendado.”

O que é líquido e certo

Embora mais estudos precisam ser realizados, o que se pode concluir é que essa pesquisa mostrou que existem comunidades microbianas potencialmente prejudiciais nas dentaduras.

Assim, limpeza periódica das dentaduras não pode ser negligenciada.

E preventivamente, não esqueça, ir ao dentista regularmente para revisões e aprender sobre a melhor maneira de cuidar de seus dentes irá evitar a necessidade do uso de dentaduras.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Compositional shifts within the denture-associated bacteriome in pneumonia – an analytical cross-sectional study, Could your false teeth give you pneumonia?

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...