Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Uso de enxaguante bucal associado ao pré-diabetes?

O uso de enxaguante bucal associado ao pré-diabetes? Como assim?

O uso de enxaguante bucal se mostrou associado a um risco aumentado de pré-diabetes/diabetes. É o que sugere um estudo recente publicado no British Dental Journal.

Risco 50% maior

Muitas pessoas mundialmente usam enxaguante bucal regularmente.

Recentemente, um estudo longitudinal conduzido em Porto Rico que monitorou adultos com sobrepeso e obesos durante um período de três anos (que incluiu avaliações periodontais e de higiene bucal) concluiu que aqueles que usavam enxaguante bucal duas vezes ao dia ou mais no início do estudo tinham um risco aproximadamente 50% maior de desenvolver pré-diabetes/diabetes combinados, em comparação com aqueles que usaram enxaguante bucal menos de duas vezes ao dia ou não usaram.

Qual o mecanismo?

O mecanismo proposto para explicar isso é que o enxaguante bucal tem efeitos antibacterianos na cavidade oral, mas as bactérias orais desempenham um papel importante na via salivar nitrato-nitrito-óxido nítrico, e níveis reduzidos de óxido nítrico estão associados à resistência à insulina, bem como efeitos adversos efeitos cardiovasculares, como hipertensão e disfunção vascular.

Estudo com limitações metodológicas

No entanto, as limitações metodológicas do estudo colocam em questão a generalização dos resultados.

Neste artigo, o importante papel das bactérias orais na produção de óxido nítrico é discutido, e as descobertas do estudo porto-riquenho são consideradas em detalhes.

É importante que os profissionais de odontologia estejam cientes das pesquisas emergentes sobre esse tópico, pois os pacientes frequentemente pedem conselhos sobre o uso de enxaguante bucal como parte de seu regime de higiene oral.

A falta de dados sobre o tipo de enxaguante bucal é uma limitação importante do estudo, pois os enxaguantes bucais podem conter agentes antibacterianos (por exemplo, projetados para o tratamento de gengivite) ou podem ser simplesmente considerados purificadores do hálito. De fato, foi demonstrado que diferentes enxaguantes bucais têm efeitos diferenciais nas concentrações plasmáticas e salivares de nitrito e impacto na pressão sanguínea.

Novas pesquisas são necessárias

Pesquisas futuras são necessárias e podem levar a recomendações de que o enxaguante bucal seja usado não mais do que, por exemplo, uma vez ao dia (dependendo da razão de uso e do tipo de enxaguante bucal usado) e claramente mais pesquisas (idealmente na forma de estudos prospectivos estudos e ensaios clínicos randomizados) são necessárias.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Mouthwash use and risk of diabetes, Mouthwash use associated with increased risk of developing prediabetes

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.