Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Vem aí: Tratamento de Canal revolucionário – uso de novos vasos sanguíneos

    Um processo inédito mostrou-se capaz de criar novos vasos sanguíneos nos dentes, o que deverá melhorar radicalmente os tratamentos de canal feitos por milhões de pacientes odontológicos.

    Embora os tratamentos de canal sejam eficazes para salvar dentes infectados ou decaídos, o procedimento padrão pode fazer com que os dentes tratados tornem-se quebradiços e suscetíveis à fratura ao longo do tempo.

    Isto porque o procedimento atual envolve a remoção de tecidos dentários infectados e sua substituição por biomateriais sintéticos cobertos por uma coroa protetora.

    “Este processo elimina o suprimento de sangue e os nervos do dente, tornando-o sem vida e sem qualquer resposta biológica ou mecanismo de defesa. Sem essa funcionalidade, os dentes adultos podem ser perdidos muito mais cedo, o que pode resultar em preocupações muito maiores, como a necessidade de próteses dentárias ou implantes dentários,” descreve o professor Luiz Bertassoni, da Universidade do Oregon (OHSU – EUA).

    Como salvar um dente

    Para melhorar essa situação, Bertassoni e seus colegas usaram um processo de impressão 3D que eles mesmos haviam desenvolvido anteriormente para criar capilares artificiais – essencialmente criar pequenos vasos sanguíneos em laboratório.

    Eles colocaram um molde de fibra feito de moléculas de açúcar através do canal radicular dos dentes e injetaram um material gelatinoso semelhante às proteínas encontradas no corpo, preenchidas com células de polpa dentárias. A seguir a fibra foi removida para criar um microcanal no canal radicular, onde foram inseridas células endoteliais isoladas do revestimento interior dos vasos sanguíneos.

    Após sete dias, as células produtoras de dentina proliferaram perto das paredes do dente e os vasos sanguíneos artificiais se formaram em seu interior.

    “Este resultado prova que a fabricação de vasos sanguíneos artificiais pode ser uma estratégia altamente eficaz para regenerar completamente a função dos dentes,” disse Bertassoni. “Nós acreditamos que essa descoberta pode mudar a maneira como os tratamentos de canal serão feitos no futuro”.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Ciência garante: exercício físico previne câncer

      Exercício físico regular fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de câncer. Atividade física é uma arma na prevenção do câncer

      Escove seus dentes! Má higiene oral associada ao câncer e outras doenças graves

      A boca é o lar de uma comunidade diversificada de micro-organismos, com mais de 700 espécies identificadas. Novas tecnologias, como a análise de...

      Dentes e gengivas saudáveis: um guia prático

      Saúde bucal é mais importante do que você imagina. Décadas de pesquisa mostraram que a saúde bucal pode impactar significativamente o seu bem-estar...

      É natural e pode ser tão eficaz quanto o omeprazol para azia e má digestão

      É natural e pode ser tão eficaz quanto o omeprazol para azia e indigestão. A dispepsia, também conhecida como azia e indigestão, é...

      Pode haver maior risco de Alzheimer em mulheres que fazem reposição de hormônios na menopausa?

      O uso cíclico e de curto prazo da terapia de estrogênio e progesterona para os sintomas da menopausa está ligado a um aumento...

      Os 10 primeiros surpreendentes sinais de demência

      primeiros sinais de demência