Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Próteses dentárias mal adaptadas podem ser um fator de risco para o câncer oral

    Irritação crônica da mucosa de à montagem inadequada de próteses dentárias pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de câncer oral, pesquisadores do Departamento de Oncologia de Cabeça e Pescoço no Tata Memorial Centre em Mumbai concluíram após a revisão da literatura existente sobre a relação.

    O câncer bucal é um dos tipos mais comuns de câncer na Índia e estima-se que cause cerca de 50.000 mortes anualmente naquele país. Além de uma variedade de fatores que são conhecidos por aumentar o risco de câncer oral, incluindo o tabaco e o uso de álcool, infecção por papilomavírus humano, a dieta pobre e negligenciada higiene oral, trauma da mucosa crônica tem sido associados com a doença no passado. No entanto, a ligação entre tais traumas, que podem ser causados por dentes afiados, próteses dentárias ou implantes, entre outros, e a ocorrência de câncer oral não foi cientificamente estabelecida até então.

    O Estudo

    No atual estudo, os pesquisadores avaliaram sistematicamente 22 artigos que descreveram o papel de irritação crônica na causa do câncer bucal. Os resultados sugerem que a irritação da crônica da mucosa resultante da má-montagem de próteses dentárias pode ser considerada um fator de risco para a carcinogênese na boca. De acordo com os pesquisadores, cânceres relacionados com o trauma podem ser vistos mais frequentemente na borda lateral da língua e no alvéolo. No entanto, nenhuma associação foi encontrada para a duração do uso de dentadura e formação de câncer.

    Referindo aos mecanismos por trás do fato, a investigação tem sugerido diferentes cenários, os pesquisadores escreveram. Tem sido proposto que a persistência de irritação mecânica provoca danos no DNA e eventualmente podem resultar na formação de câncer. Outro possível mecanismo é que trauma crônico da mucosa resulta em inflamação, assim liberando mediadores químicos tais como as citocinas, prostaglandinas e fator de necrose tumoral, que pode resultar na carcinogênese.

    O estudo intitulado “O papel do trauma crônico da mucosa no câncer oral: Uma revisão da literatura”, foi publicado online em 30 de março no Indian Journal of Medical and Paediatric Oncology.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental