Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Descoberta associação entre doença periodontal e câncer de mama

    A doença periodontal pode não estar associada somente a doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes, mas também ao câncer de mama. Esse é o resultado de um estudo norte-americano publicado na revista “Cancer, Epidemiology, Biomarkers & Prevention”. No entanto, a condição de fumante também tem uma importância decisiva nessa conexão.
     
    A equipe da Universidade de Buffalo (Nova York) analisou dados de 73.736 mulheres pós-menopáusicas que participaram do estudo “Women’s Health Initiative Observational Study”, que anteriormente não foram diagnosticadas com câncer de mama. Desse total, 26,1 por cento relataram sofrer de doença periodontal. Após um período médio de acompanhamento de 6,7 anos, o câncer de mama foi diagnosticado em 2.124 mulheres.
     
    No geral, o risco de câncer de mama foi 14 por cento maior nas mulheres com doença periodontal. Análises mais detalhadas mostraram que essa associação foi afetada de modo mais significativo pelo tabagismo. O risco de câncer de mama foi 36 por cento maior nas mulheres que haviam parado de fumar nos últimos 20 anos. As fumantes tinham um risco 32 por cento maior, mas isso não era estatisticamente significativo.

    Concluindo

     
    Mulheres com doença periodontal, que nunca haviam fumado, tinham seis por cento mais risco de câncer de mama. A probabilidade entre aquelas que haviam parado de fumar há mais de 20 anos era 8 por cento maior. A hipótese dos pesquisadores é que pode haver uma associação com as bactérias na boca de fumantes e de ex-fumantes e que pode haver uma diferença significativa na boca das que nunca fumaram. Uma explicação para a doença periodontal pode ser que essas bactérias entram na circulação sanguínea e acabam afetando o tecido da mama, dizem os autores. Entretanto, mais estudos são necessários.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental