Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Extrato de Mirtilo: poderosa nova arma no tratamento da periodontite

    A doença periodontal é uma das mais comuns infecções microbianas em adultos. A fim de tratar a periodontite em sua forma grave, os dentistas costumam usar antibióticos. No entanto, os pesquisadores têm achado que o mirtilo tem um extrato antibacteriano comparável ao efeito anti-inflamatório e antibiótico e poderá, assim, substituir os medicamentos da doença periodontal.
     
    Em uma série de testes laboratoriais, os pesquisadores da Université Laval no Quebec testaram a eficácia da Vaccinium angustifolium Ait., um extrato do mirtilo lowbush selvagem, contra a Fusobacterium nucleatum, uma das principais espécies de bactérias associadas à periodontite.
     
    Eles descobriram que o extrato rico de polifenol inibiu com sucesso o crescimento da F. nucleatum, bem como a sua capacidade de formar biofilmes. Esta propriedade pode resultar da capacidade dos polifenóis do mirtilo de quelatar o ferro, os pesquisadores disseram. Além disso, o extrato bloqueou uma via molecular envolvida na inflamação.
     
    “Essa dupla ação antibacteriana e anti-inflamatória dos polifenóis do mirtilo lowbush sugere que eles podem ser promissores candidatos a novos agentes terapêuticos”, os pesquisadores concluíram. Além disso, eles afirmaram que eles estão desenvolvendo um dispositivo oral que poderia liberar lentamente o extrato após a escovação dental para ajudar a tratar a periodontite.
     
    O estudo, intitulado “Os Polifenóis do Mirtilo Selvagem (Vaccinium angustifolium Ait.) Alvo Fusobacterium nucleatum e a Resposta Inflamatória do Hospedeiro: O Potencial Inovador das Moléculas para Tratar Doenças Periodontais”, foi publicado on-line em 4 de setembro no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental