Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Proteína tem papel chave no desenvolvimento da periodontite

    Os cientistas da Forsyth, juntamente com um colega da Northwestern University , descobriram que a proteína Transgultaminase 2 (TG2) é um componente chave no processo da doença gengival. O TG2 é amplamente distribuído dentro e fora das células humanas. Os cientistas descobriram que o bloqueio de algumas associações de TG2 impede a bactéria Porphyromonas gingivalis (PG) de aderir às células. Esta percepção pode um dia ajudar a levar a novas terapias para prevenir doenças gengivais causadas pelo JP.

    Milhões e milhões

    A doença periodontal é uma das doenças infecciosas mais comuns. Em suas formas mais severas, como a periodontite, causa a perda do osso que suporta os dentes. Aproximadamente 65 milhões de adultos nos Estados Unidos são afetados por alguma forma da doença. O PG é o principal agente causador da periodontite e também pode estar envolvido no desenvolvimento de doenças sistêmicas, como aterosclerose e artrite reumatoide.

    Os achados deste estudo indicam que o TG2 é um mediador chave na infecção por Porphyromonas gingivalis. Nesta pesquisa, a equipe científica examinou o papel crítico que o TG2 desempenha na ativação de Porphyromonas gingivalis para aderir às células. Usando microscópios confocal, aglomerados de TG2 foram encontrados onde a bactéria se ligava às células. Quando a equipe silenciou a expressão de TG2, Porphyromonas gingivalis foi diminuído.

    Melhor remédio: Prevenção

    “Uma vez estabelecido, o Porphyromonas gingivalis é muito difícil de se livrar”, disse Boisvert. “A bactéria altera as condições no ambiente circundante para garantir o crescimento perfeito; infelizmente, essas alterações, se não tratadas, podem resultar em uma perda de tecido de suporte dos dentes.

    Também, como foi recentemente relatado, manipulações de proteínas hospedeiras por PG podem ser envolvido no desenvolvimento de doenças sistêmicas, como aterosclerose e artrite reumatoide. Quanto mais sabemos sobre a relação do PG conosco, o hospedeiro, melhor podemos trabalhar sobre como prevenir a doença e progressão da doença. “Na próxima fase de pesquisa , Boisvert estará examinando camundongos knockout TG2 para testar sua suscetibilidade à infecção por Porphyromonas gingivalis e doença periodontal.

    Fonte: Science Daily

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental